Quarta, 18 de maio de 2011, 17h31
Cuiabá tem bom desempenho


Cuiabá tem saldo de empregos em abril superior ao do Estado. Enquanto as admissões superaram as demissões em 2,204 mil na Capital, 21% a mais do saldo mato-grossense, de 1,817 mil. Em comparação com o número de abril de 2010, em 2011 houve um crescimento de 19,5% ante 1,843 mil empregos gerados em abril passado.

 

Crescimento da economia na Capital é motivado pela concentração de empresas e de recursos. De acordo com o economista José Manoel Marta, a maior parte movimentada no comércio e no setor de serviços está na Capital. Além disso, explica, a cidade não soma as demissões que o setor da agropecuária registrou em abril, período em que a safra se encerra na maioria das culturas. Para comparar, enquanto em todo o Estado o saldo do setor foi negativo em 2,382 mil, em Cuiabá foi positivo com duas contratações a mais que demissões.

 

Entre os setores de maiores destaques no mercado cuiabano, o de serviços despontou com 3,074 mil contratações e 2,224 mil desligamentos. Em seguida, o comércio aparece no ranking com 2,168 mil admissões e 1,652 mil demissões e um saldo de 516. A construção civil, apesar de movimentar menos o mercado, teve um saldo maior, 698 admissões a mais.

 

Outro município que se destacou foi Rondonópolis. Apesar de ter 3ª maior população, a cidade supera a 2ª maior cidade em geração de empregos. Entre janeiro e abril deste ano foram 10,423 mil trabalhadores contratados e 9,302 mil demitidos. Em contrapartida, Várzea Grande contratou 8,509 mil e demitiu 7,458 mil pessoas.

 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Rondonópolis, Valdemir Soares, este número revela o atual momento da cidade, que tem transformado o perfil de sua produção. "Estamos deixando de ser exclusivamente rural para sermos também uma cidade industrial". De acordo com o secretário, enquanto Várzea Grande possui um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 2,8 bilhões, Rondonópolis alcançou R$ 4,5 bilhões. Veja esta e outras notícias no www.gazetadigital.com.br


Fonte: CDL Cuiabá
Visite o website: https://cdlcuiaba.com.br/