Terça, 16 de maio de 2017, 11h29
CDL Cuiabá e SPC Brasil participam de missão no Vale do Silício, polo de tecnologia e inovação nos Estados Unidos


 Entre 20 e 28/04, os dirigentes do Sistema CNDL fizeram imersão em um dos polos de tecnologia mais importantes do mundo. Saiba mais sobre as palestras, discussões e visitas às startups e empresas inovadoras

 

No último mês, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Cuiabáe o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) fizeram parte da Missão Vale do Silício do Sistema CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Durante oito dias, um grupo de 40 dirigentes de nove estados participaram de uma completa imersão na região localizada na Califórnia (EUA), conhecida como um dos principais polos de tecnologia, inovação e startups do mundo – entre as empresas que possuem sede ou escritório na região estão Google, Uber, Facebook, Apple, Microsoft, eBay, Hewlett Packard (HP), entre outras.

“O objetivo da missão foi fazer uma imersão em busca do conhecimento e da inovação, conhecimento esse obtido com sucesso através da escolha de uma agenda bem aderente e também com apoio de parceiros importantes”, explica Nelson Soares Junior, presidente da CDL Cuiabá.

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, a viagem uniu lideranças do varejo de extrema importância a fim de entender as novas tecnologias e como elas podem trazer mudanças. “As visitas às empresas mais inovadoras dos Estados Unidos nos deram inspiração para construir o futuro, a partir de novas perspectivas”, afirma Pellizzaro. “Agora é o momento de todos que participaram da missão repassarem os novos conhecimentos e elaborarem planejamentos estratégicos com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da economia do Brasil e para facilitar a vida de empresários e consumidores.”

 

Confira o roteiro da Missão Vale do Silício:

 

·         Plug and Play

Fundada em 1998 em Palo Alto, na Califórnia, e vendida em 2002 por US$ 1,5 bilhão, já foi responsável por acelerar mais de 350 startups em todo o mundo, como a Pay pal e o Dropbox. A Plug and Play ganhou tanto destaque que começou a receber grandes empresas, como petrolíferas e a Microsoft, para organizarem núcleos de inovação com o objetivo de acompanhar como as startups podem contribuir com suas empresas.

Durante a Missão, a comitiva visitou o núcleo de inovação de fintechs e startups, conhecendo as tendências do mercado financeiro e também de outros setores que tenham sinergia com o varejo. Os dirigentes foram recebidos também pelo Banco do Brasil, que possui um laboratório de P&D que incuba projetos disruptivos da instituição.

 

·         Flex

Parceira da Nasa nas expedições a Marte e de grandes empresas, a Flex tem planta em cinco continentes e trabalham pensando em tecnologia a longo prazo. Na visita, os dirigentes descobriram que uma em cada quatro coisas que as pessoas utilizam no dia a dia são produzidas pela Flex.

Um dos setores de atuação é a tecnologia no ramo de vestuário, com roupas com georeferenciamento e capazes de captar diversos dados relacionados ao ambiente externo e à saúde dos consumidores. Também foi possível ver o uso de robôs e as mais modernas impressoras 3D do mundo, que a Flex utiliza para prototipagem e produção.

 

·         Beam Technologies

A Beam Technologies mostra na prática como a disrupção chegou ao mercado varejista. Seu principal diferencial é ser totalmente operada por robôs, que são responsáveis por todas as tarefas de um estabelecimento comercial: desde atender clientes, abrir e fechar a loja, buscar mercadorias no estoque, controlar o caixa, etc. Em uma visita à loja, o cliente pode ser surpreendido por robôs controlados por pessoas dos quatro cantos do planeta. A Beam Technologies define as grandes tendências do mercado varejista.

 

·         Singularity University

Situada dentro de uma base de pesquisa da NASA, é a maior universidade de tecnologia do mundo e referência quando o assunto é inovação. Fundada pelo diretor de engenharia do Google, um dos maiores gurus de inteligência artificial, a instituição oferece cursos que visam inspirar e capacitar os participantes para usarem a tecnologia em prol de bilhões de pessoas.

A comitiva assistiu a palestra de Kathryn Myronuk, presidente emérita de finanças e economia da universidade – sétima principal referência acadêmica no ramo de tecnologia no mundo. Através de um forte trabalho de pesquisas e elaboração de cursos, a Singularity tem o propósito de impactar bilhões de pessoas, afetando diretamente a sociedade.

 

·         IBM Garage

É o núcleo de inovação da IBM, focado em empresas startups. Um de seus principais objetivos é investir, desenvolver e testar soluções de internet da coisas, blockchain e computação cognitiva, com inteligência artificial.

 

·         Oracle

Multinacional especializada em desenvolver sistemas para hardwares e comercialização de softwares, além de próprios sistemas de gerenciamento de banco de dados. Após a compra da Sun Microsystems, é a atual dona do Java. Durante a Missão, a Oracle reconheceu o SPC Brasil como case na América Latina por estar sempre inovando seus negócios através de novas tecnologias.

 

·         SF Deltas

San Francisco Deltas é o primeiro time de futebol americano criado a partir de uma startup. Mesmo ainda sem jogadores, o time já havia conseguido vender os ingressos da temporada 2017. A iniciativa, liderada por um brasileiro, já é referência em relacionamento com consumidores – os fãs escolheram desde as cores do uniforme até o símbolo do time.

Além disso, os executivos desenvolveram uma plataforma que permite os fãs a comprarem tickets para jogos escolhendo os lugares de acordo com suas preferências e as das pessoas que ficarão a seu redor, como idade, interesses e hobbies, chamando a atenção de grandes clubes e ligas pelo mundo.

 

 


Fonte: CDL Cuiabá
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