Terça, 29 de setembro de 2009, 10h35

50ª Convenção Nacional do Comércio Lojista

De 20 a 23 de setembro, uma comitiva formada por diretores e colaboradores da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL Cuiabá, representantes das CDLs de Várzea Grande, Sinop, Sorriso, Alta Floresta, Cáceres, Nova Monte Verde, Tangará da Serra, Poconé e Primavera do Leste, e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas-FCDL/MT integraram o efetivo de cerca de 2.800 congressistas em Vitória-ES, na 50ª Convenção Nacional do Comércio Lojista e 38ª Feira Nacional Lojista (Fenal).
 O presidente da FCDL, Paulo Silva, considerou a 50ª Convenção “muito interessante e produtiva, apresentando palestras bastante úteis no atual momento”. Paulo Silva acrescentou que no evento aconteceu um amplo intercâmbio de experiências entre os representantes de entidades, “sendo estas informações e experiências importantes para o aperfeiçoamento e inovações nas CDLs”.
 Para o presidente da CDL Cuiabá, José Alberto Vieira de Aguiar, as convenções anuais são excelentes momentos para debates de assuntos pertinentes não só às CDLs, mas também de economia em geral que atingem o Setor de Comércio. “A força lojista já tem mostrado sua força em várias questões, se unindo para questionar e buscar meio de mudanças, seja no Congresso, seja nos poderes administrativos públicos regionais. E para que esta força seja cada vez mais forte é preciso que estejamos sempre coesos e mobilizados, sendo estas oportunidades em eventos de grande porte, muito interessantes para troca de idéias”.
             Outras contextualizações - Em discurso no evento o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, chamou a atenção para a importância dos 50 anos do evento para o segmento e destacou “o cadastro positivo”, “o cartão de crédito” e os shoppings centers” como questões a serem melhoradas no varejo brasileiro. “ Somente para a indústria do cartão de crédito, por exemplo, o lojista paga de 5 a 10% do seu faturamento”, enfatiza.
 Mesmo com esses três obstáculos, o presidente da CNDL ainda lembrou a todos que o modelo do varejo brasileiro é vitorioso. “Formado, em sua maior parte por pequenas empresas, ele traz desenvolvimento para as comunidades. E foi o varejo um dos principais responsáveis pela sustentação da economia durante o período da recente crise mundial”.
 O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Espírito Santo (FCDL-ES), Adão Henrique, lembrou que apesar de a caminhada para a realização da convenção não ter sido fácil, as dificuldades foram superadas porque o evento contou com o apoio dos líderes cedelistas e de entidades públicas e privadas.
 O presidente da CDL Vitória, o anfitrião Estanislau Ventorim, também destacou a dedicação e preocupação da comissão organizadora com cada detalhe. “Não faltaram esforços e planejamento para este evento grandioso, que inclui palestrantes de renome nacional e assuntos importantes para o dia a dia do comerciante”.
 Além dos anfitriões, também estiveram presentes na solenidade de abertura diversas autoridades e políticos como o prefeito de Vitória, João Coser; o prefeito de Florianópolis, Dário Berger; o Governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira; o ministro da previdência social, José Pimentel; o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e os parlamentares Renato Casagrande, Rita Camata, Lelo Coimbra e Élcio Àlvares.
 O ministro da previdência social, José Pimentel, fez questão de lembrar que a previdência social tem no comércio os maiores contribuintes. Já o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, finalizou a solenidade de abertura com uma saudação a todos os lojistas brasileiros. “A força da classe lojista ficou demonstrada aqui. A partir de agora, vou abraçar a bandeira do cartão de crédito. Não conhecia essa realidade”, destaca.
 A Convenção Nacional do Comércio Lojista é promovida anualmente pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). E para 2014, a FCDL/MT e CDL Cuiabá explicitaram a vontade de realizar a Convenção em Cuiabá-MT.