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Segunda, 06 de novembro de 2017, 20h31
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Ampliação de ferrovia volta a ser discutida por Fórum na capital; CDL Cuiabá participa do movimento

Assessoria de Imprensa

CDL Cuiabá

Com o objetivo de discutir sobre a expansão dos trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) até a capital e ao norte de Mato Grosso, o Fórum Pró-Ferrovia se reuniu na tarde desta segunda-feira (06.11). O encontro aconteceu na Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e contou com a presença de diversas autoridades políticas, além de representantes de instituições, entre eles, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, Nelson Soares Junior.

O movimento Pró-ferrovia pretende tornar realidade a ampliação dos trilhos da ferrovia de Rondonópolis até Sorriso, passando por Cuiabá. Para isso, ficou definido no encontro dessa tarde, que o grupo dará inicio a uma agenda de ações e reuniões em defesa desse projeto.

“A inclusão deste trecho transformará a realidade econômica não apenas da Baixada Cuiabana, mas também de todo o Estado, diante disso, eu gostaria de chamar a atenção para a importância dessa obra, seja para escoamento de grãos, seja para a entrada dos insumos. É preciso que o hiato que ficou entre a Ferrogrão e a ferrovia Vicente vuolo, que é o espaço entre Sinop e Sorriso seja considerado para que possamos escoar a nossa produção do médio norte sem essa interrupção”, pontuou o presidente da CDL Cuiabá, reforçando ainda “a importância da ferrovia passar pela capital, uma vez que, entre outros produtos, toda produção de madeira do Oeste mato-grossense, que hoje passa por Cuiabá, possa sair pela ferrovia”.

Segundo o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, a expansão da ferrovia entre Rondonópolis e Cuiabá está orçada em R$ 1,4 bilhão aproximadamente; já entre Cuiabá e Sorriso R$ 3,6 bilhões. “Com a extensão, o objetivo é diminuir o gargalo logístico, o que pode resultar na atração de novas indústrias e redução de custos ao setor produtivo de Mato Grosso”, disse.

 

A Ferrovia Senador Vicente Vuolo foi inaugurada em 2013, sendo que os trilhos em Mato Grosso chegam atualmente até o município de Rondonópolis, saindo do Porto de Santos, em São Paulo. A ferrovia conta com outros terminais localizados nas cidades de Alto Taquari, Alto Araguaia e Itiquira. Esta é a única ferrovia de Mato Grosso e tem capacidade de transportar cerca de 30 milhões de toneladas de produção. Com o projeto de modernização e expansão da malha, a meta é chegar a 75 milhões toneladas.

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