Quinta, 10 de maio de 2018, 10h29

Cadastro Positivo: Câmara dos deputados aprova alterações no PLC

Na noite desta terça-feira (09.05) a Câmara dos Deputados aprovou por 273 votos contra 150, o projeto de Lei Complementar (PLC) 241/2017. A medida está entre as 15 propostas apontadas pelo Governo do Brasil para reduzir os gastos federais, modernizar a tributação e fortalecer a economia do País.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Nelson Soares Junior, esse é considerado mais um grande avanço tanto para a classe empresarial quanto para o consumidor, que terá facilidades na busca por crédito. “Os consumidores poderão contar com crédito mais barato, acessível e com taxas de juros menores. Essas serão algumas das vantagens oferecidas ao cidadão e às empresas”, disse.

De acordo ainda com o presidente da CDL Cuiabá, atualmente, pessoas físicas ou jurídicas podem abrir o Cadastro Positivo em instituições como Serasa e SPC. Ao realizar o cadastro, elas permitem que empresas e bancos consultem sua ficha a fim de saber se é realmente um bom pagador. A partir desses dados, as instituições financeiras podem oferecer empréstimos e financiamentos com condições facilitadas para quem está com as contas em dia.

“Com a aprovação do PLC, as instituições financeiras e lojistas receberão uma nota de score do consumidor e não as informações cadastrais dele, ou seja, as contas que pagaram ou que deixaram de pagar. Não existe violação de privacidade naquilo que diz respeito a cada operação que o consumidor faz. O que existe é um conjunto de análise do comportamento dele como bom pagador, que vai gerar uma nota e essa nota que será utilizada pelas instituições financeiras”, explica Soares, acrescentando ainda que, “com esse dado sobre os clientes, as taxas de juros e condições de financiamento ficam melhores. A medida também reduz os riscos de inadimplência e de fraudes durante o processo de empréstimo”.

AGRADECIMENTO

Na oportunidade ainda, Soares agradeceu aos deputados de Mato Grosso que foram favoráveis ao PLC. “Gostaríamos de agradecer em nome da classe empresarial e dos consumidores também, aos que votaram a favor deste projeto que com certeza trará mais mais confiança e credibilidade na relação entre comércio e consumidor”, finalizou.

Confira como votaram os deputados por Mato Grosso:
Nilson Leitão (PSDB) – sim
Adilton Sachetti (PSB) – sim