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Sexta, 15 de agosto de 2008, 17h04
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Câmara de Dirigentes Lojistas entrega conjunto de propostas a Wilson Santos

            Ontem, 14, às 18h, o candidato a reeleição na Prefeitura de Cuiabá, Wilson Santos, esteve na Câmara de Dirigentes Lojistas- CDL Cuiabá para receber as propostas da entidade para integrar o plano de governo do candidato eleito.

            O presidente da CDL Cuiabá, José Alberto Vieira de Aguiar, lembrou “a importância do trabalho do gestor público consignado às necessidades de toda a sociedade, como possibilita o orçamento participativo”.

            O diretor da CDL, Célio Fernandes, apresentou a proposta da entidade ao atual prefeito e ressaltou questões como a redução da carga tributária com benefícios para adimplentes, entre outras questões. Célio acrescentou que o documento entregue a Wilson fosse entendido como um “instrumento de apoio ao plano de governo dos candidatos e um conjunto de medidas que beneficiará toda a sociedade, não só o Comércio”.

            Wilson lembrou algumas ações e obras de sua gestão e ressaltou que o Setor de Comércio responde pela “maior contribuição de ICMS e é a principal atividade econômica da capital, que é a maior pagadora de impostos do Estado”.

            No decorrer das próximas semanas, a CDL Cuiabá convidará os demais candidatos para explanar suas idéias ao empresariado e entregar as propostas da entidade para o plano de governo dos mesmos. Estiveram presentes nesta reunião também: os deputados Carlos Avalone e Chico Galindo, o presidente do Fórum de Empresários de Mato Grosso-Foremat, Paulo Gasparoto, diretoria da CDL Cuiabá e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas-FCDL/MT e empresários.

 Em resumo, a proposta coloca os seguintes pontos aos candidatos:

 1 – ATENDIMENTO AO USUÁRIO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

  1.1. Definir as metas e prioridades em serviços e obras públicas através de consulta ampla à sociedade, organizada ou não, em cumprimento ao estabelecido na Lei nº. 5080/08 do Orçamento Participativo.

1.2. Promover a transparência fiscal, através da disponibilização de informações sobre as metas planejadas para os serviços e obras públicas, assim como a avaliação dos resultados obtidos no período anterior, e ainda o custo do serviço prestado ou da obra construída e o índice de satisfação do usuário.

1.3.   Criar Unidade de Atendimento Integrado, via telefone, para atendimento às demandas do cidadão, em relação a todo e qualquer serviço público municipal. 

1.4.  Manter e ampliar o estacionamento rotativo Faixa Verde.

  

2 – ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE (CLIENTE ESPECIAL)

 2.1.   Implementar tratamento diferenciado para o contribuinte adimplente, assegurando seus direitos e facilitando o cumprimento de suas obrigações. 

2.2.   Implementar a cultura da simplificação de procedimentos para o contribuinte, com redução das obrigações acessórias, e linguagem acessível e de fácil entendimento;

2.3.   Implantar Serviço de Atendimento ao Contribuinte – SAC, visando atendimento integral e conclusivo para toda e qualquer dúvida e dificuldade do contribuinte em relação às obrigações principais e acessórias, e em relação ao encaminhamento dos assuntos perante a administração tributária municipal.

2.4.   Criar um indicador para medir a satisfação do Contribuinte, e utilizá-lo para a melhoria contínua do atendimento.

2.5    Nomear alguém com competência específica para a SECRETARIA de DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.

2.6    Transferir a emissão do Alvará de funcionamento das empresas da SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE para a SECRETARIA de DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.

2.7    Instituir o Alvará Provisório e a Emissão Eletrônica de Alvará – Via Internet.

2.8    Unificar o Alvará de funcionamento com o Alvará Sanitário (para as empresas que necessitam do Alvará Sanitário);

2.9    Participar efetivamente na articulação de campanhas, visando fomentar o comércio, o turismo e a cultura municipal. Exemplos: Natal, Páscoa, Carnaval, Liquida Cuiabá, Aniversário de Cuiabá, etc.

 

 

 3 – APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS

 3.1 – PLANEJAMENTO

3.1.1.         Vincular a receita pública com o atingimento das metas sociais, aprovadas e avaliadas pela sociedade, visando reduzir as desigualdades sociais. Execução da Lei nº. 5080/08 do Orçamento Participativo.

3.1.2 Criar plano de investimentos para o preparo de jovens e adolescentes para o emprego, em parceria com o Sistema S, as universidades e o Sebrae, para formar mão-de-obra qualificada para a indústria, comércio e serviços.

3.1.3 Ampliar do Monitoramento Eletrônico (Instalação de pelo menos 50 câmeras nos principais corredores comerciais, praças e avenidas).

3.1.4 Implementar de um plano de investimentos para revitalização do Centro Histórico, com incentivo para ocupação residencial de edificações abandonadas e viabilização econômica dos espaços.

3.1.5 Incentivar a Construção de Edifícios garagem. Exemplo: Mercado Municipal

3.1.6 Redefinir a logística do transporte público, visando barateamento do valor do passe.

3.1.7 Descentralizar e modernizar o Centro de Distribuição de Hortifrutigranjeiros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3.2 – EXECUÇÃO

 

3.2.1 Definir critérios para o acompanhamento e transparência da aplicação dos recursos públicos.

3.2.2 Liberar recursos aos órgãos mediante comprovação do cumprimento das metas, planos e da obtenção dos resultados.

3.2.3 Manutenção e ampliação do Estacionamento Rotativo

 

 

3.3 – AVALIAÇÃO

 

 

3.3.1.         Avaliar resultados, anualmente, com disponibilização dessa informação na peça orçamentária.

3.3.2.         Implementar Conselho de Gestão Fiscal, com a participação de representantes do setor produtivo.

3.3.3.         Realizar audiências públicas quadrimestrais, previstas na LRF, para avaliação do cumprimento das metas fiscais e sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4– DAS RECEITAS PÚBLICAS

 

4.1 – CARGA TRIBUTÁRIA

4.1.1.         Reduzir a carga tributária municipal nas seguintes circunstancia:

a)      Em resposta ao aumento da arrecadação por eficácia da cobrança administrativa, do combate à sonegação e da evasão fiscal e pela implementação da cobrança da dívida ativa dos impostos municipais.

b)      Por iniciativa do governo municipal, nos casos em que a carga tributária compense a sonegação, incentivando a legalidade fiscal.

c)      Revisar e expurgar do estoque da dívida ativa, os lançamentos inadequados em relação a procedimentos e legislação.

4.1.2.         Adequar carga tributária à capacidade contributiva do cidadão e consumidor Cuiabano, onde for necessário, verificado através da avaliação dos seus efeitos econômico-sociais.

4.1.3.         Transparência da tributação para o consumidor e da arrecadação tributária para o contribuinte e sociedade em geral.

4.1.4.         Garantir que as alterações da legislação tributária ocorram somente na lei orçamentária.

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