Sexta, 09 de fevereiro de 2018, 15h07

Carnaval – festa deve mobilizar cerca de 72 milhões de consumidores

Acontece neste fim de semana a festa mais popular do Brasil, o carnaval. Nesse período muitos cidadãos aproveitam os dias de folga para viajar, passear com a família, ou até mesmo festejar. Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que os dias de folia deve mobilizar mais de 72 milhões de consumidores em todas as capitais do país. De acordo com o estudo, 48% dos brasileiros devem realizar alguma compra ou contratação de serviços para aproveitar os dias de feriado. Os que não devem consumir produtos relacionados ao Carnaval somam 27% dos entrevistados, enquanto 25% mostram-se indecisos.

Segundo o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Fábio Granja, não é só o setor alimentício e de bebidas que movimenta nesse período. “O carnaval não é só uma grande festa popular, ele movimenta de forma significativa a economia do País. Setores como a indústria do turismo e empresas de comércio e serviços também são beneficiadas nesses dias e se preparam para atender a uma demanda de consumo diversificada”, afirma.

O levantamento do SPC Brasil revela ainda, que, o consumo de cerveja e idas a bares e restaurantes serão os principais gastos. A maior parte dos consumidores deve reduzir os gastos com o Carnaval ou mantê-los parecidos com os do ano passado. Quatro em cada dez (40%) entrevistados planejam gastar menos, enquanto 32% vão desembolsar a mesma quantia que em 2017. Os que pretendem aumentar os gastos somam 21% da amostra.

No total, o gasto médio do consumidor brasileiro com os dias de folia deve ser de aproximadamente R$ 847,35, cifra que sobe para R$ 969,10 entre os homens e para R$ 1.185,42 entre as pessoas das classes A e B.

O consumo de bebidas, como cerveja (57%), refrigerantes (52%) e água (52%), além de lanches (51%) e protetor solar (43%) serão os produtos mais consumidos no Carnaval deste ano. Destaca-se ainda que três em cada dez (31%) entrevistados devem adquirir alguma fantasia ou adereços para comemorar o feriado e 24% vão comprar preservativos.

Considerando os serviços, os mais procurados devem ser os de bares e restaurantes (50%), taxis ou serviços de transporte por aplicativos (31%), passagens aéreas (24%) e hospedagens em hotéis e pousadas (23%). 66% dos consumidores vão concentrar compras em supermercados. Apesar da inflação baixa, sensação é de que Carnaval está mais caro.

Os supermercados são os locais que devem concentrar a maior parte das compras ligadas ao Carnaval: 66% dos consumidores devem frequentar algum desses estabelecimentos. Em segundo lugar aparecem os shopping centers (30%), em terceiro as lojas de rua (30%) e logo depois, as lojas de departamento (27%).