Sábado, 18 de abril de 2009, 11h14

CDL Cuiabá: 36 anos!

A história da CDL Cuiabá começou em 18 de abril de 1973, quando foi fundado o então Clube dos Diretores Lojistas, nome posteriormente alterado para Câmara de Dirigentes Lojistas.

A idealização da entidade aconteceu a partir do entendimento de empresários da capital mato-grossense, de que o segmento comercial lojista precisava de uma entidade de representação classista-empresarial especificamente voltada ao mesmo.

Tanto que, nestas mais de três décadas, a CDL Cuiabá trouxe para o cenário sócio-econômico do Estado, diversos serviços e produtos, bem como marcou presença em muitas lutas do empresário brasileiro junto ao poder público, em questões como a carga tributária, legislação trabalhista, fiscalização do comércio informal, entre outras.

SPC - Com o Serviço de Proteção ao Crédito-SPC, seu produto destaque, a entidade atua no mercado da atualidade como ferramenta de apoio na concessão de crédito.

Faixa Verde – A CDL Cuiabá administra, por meio de prestação de serviço à Prefeitura Municipal, o Projeto Faixa Verde. Trata-se do estacionamento rotativo pago na região central de Cuiabá e que visa organizar o estacionamento de forma a dispor de mais vagas. O serviço foi disponibilizado por meio de licitação, da qual a CDL foi vencedora. E de comum acordo com a Prefeitura, a CDL estipulou empregar menos tecnologia e mais mão de obra para atender a fins sociais. Inclusive o faixa verde tem em seu quadro funcional, em sua maioria, pessoas acima de 50 anos e na idade do primeiro emprego, adolescentes – duas faixas etárias com dificuldade de inserção no mercado de trabalho.

Treinamento – A CDL mantém um Centro de Treinamento, no qual subsidia percentuais do valor dos cursos para os associados qualificarem seus funcionários.

Convênios para beneficiar empresas associadas - Além disto, ao longo destes anos, a CDL firmou vários convênios visando melhor custo-benefício para o associado em vários âmbitos, desde acesso a linhas de crédito mais barato até na compra de computadores e incremento tecnológico. No dia 23 de maio de 2007, a CDL Cuiabá firmou o contrato de prestação de serviços de digitalização com a empresa Data Digital Tecnologia de Informática para Gerenciamento Eletrônico de Documentos-GED de seu acervo documental (custódia digital e física dos documentos) e melhor custo-benefício no serviço para associados; Os associados também dispõem de convênios com Faculdade (para desconto na mensalidade); Unimed (Plano de Saúde com custo-benefício); Departamento Jurídico (para assessoria gratuita); Assessoria Contábil gratuita; Seguro (com melhor custo-benefício); MT-Fomento, para acesso fácil e mais barato a linhas de crédito, entre outros.

Outros convênios - CDL Cuiabá assina Termo de Cooperação com Tribunal de Justiça. Os 227 juízes do Judiciário estadual já contam com uma nova ferramenta para dar mais celeridade à tramitação dos 650 mil processos das 79 comarcas existentes em Mato Grosso. Por meio do Termo de Cooperação assinado no dia 3 de outubro, entre Tribunal de Justiça e CDL Cuiabá, bem como com outras cinco instituições – Junta Comercial do Estado-Jucemat, Departamento Estadual de Trânsito-Detran, Brasil Telecom, Tribunal Regional Eleitoral-TRE/MT e Receita Federal, o TJ terá acesso às informações do banco de dados destas organizações.

Responsabilidade Social - No âmbito de responsabilidade social, a entidade tem ações como a Campanha de Doação de Sangue Olga Haddad, já em sua 15ª edição e que faz a coleta visando a manutenção dos estoques do banco de sangue e a fidelização da doação. Apóia ainda a Sociedade Beneficente e Cultural de Proteção à Criança e ao Adolescente (Projeto Nossa Casa), que abriga 14 garotos vindos de lares desestruturados e de situações de risco. A contribuição mensal à Casa está na lista do setor comercial para apresentação aos associados.

A partir de uma mobilização de funcionários, a CDL Cuiabá passou a promover coleta seletiva de papéis. Os primeiros 4 meses de ação sistematizada, que começou em 2007, resultou em 1.619 kg. A entidade continua fazendo a coleta seletiva de papel e o dinheiro da venda é revertido para a entidade “Nossa Casa”.

BOE - Além de ser o ponto central de informações do SPC no Estado, no ano de 2006, a CDL Cuiabá implantou a Base Operadora Estadual para subsídios e apoio informacional às demais CDLs de Mato Grosso.

Tudo isso mostra o quanto a CDL Cuiabá cresceu nestes 36 anos, bem como o quanto a mesma representa enquanto entidade classista-empresarial atuante no cenário mercantil mato-grossense com produtos, serviços, debates importantes nas esferas socioeconômica, política e institucional.