Segunda, 04 de maio de 2009, 11h48

CDL Cuiabá integra reunião para discutir revitalização do Centro Histórico de Cuiabá

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas-FCDL/MT, dentro do contexto do projeto “Varejo que Dá Certo”, especificamente no âmbito de resoluções referentes à revitalização do Centro Histórico de Cuiabá, realizou, neste dia 27, na CDL Cuiabá, uma reunião para continuação das ações neste âmbito.

Tendo à frente o diretor da FCDL/MT Roberto Carvalho, a Federação mobilizou representantes do Sebrae, Associação Comercial de Cuiabá-ACC, Fecomércio, Facmat, Iphan, Prefeitura, IPDU, Sindicato Intermunicipal de Tecidos, Confecções e Armarinhos do Estado de Mato Grosso-Sincotec, CDL Cuiabá e da coordenação da bancada parlamentar federal de Mato Grosso, no caso, o deputado Carlos Abicalil (PT).

“A revitalização do Centro Histórico de Cuiabá (CHC) é uma questão que envolve a população, a administração pública e o Setor de Comércio. Sua revitalização melhorará o espaço para cidadãos em geral e moradores da área, fortalecerá o turismo na capital e, sem dúvida, revitalizará também o potencial comercial dos estabelecimentos da localidade”, pontuou Roberto Carvalho, lembrando que esta discussão se arrasta há um longo tempo, sendo necessárias resoluções e medidas urgentes e eficazes. “Por isso estamos buscando também o apoio da bancada federal, com o objetivo de trazer verbas para esta ação”, concluiu, declarando que a presença do Deputado Carlos Abicalil na reunião veio atender a esta proposição.

Abicalil citou que esta proposição da FCDL/MT veio em boa hora, no momento em que definições orçamentárias positivas podem ser feitas para este projeto. Ele fez questão de ressaltar sua preocupação com a situação do Centro Histórico e que tem um carinho especial pela questão, “já que tenho minhas raízes e moradia aqui em Cuiabá”.

O presidente da CDL Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL Cuiabá, José Alberto Vieira de Aguiar listou quatro sugestões para melhoria e administração nos calçadões da capital: “aumento do número de câmeras de monitoramento, visando aumentar a segurança na localidade; manutenção constante da fiscalização para não-fixação de camelôs nas calçadas; ampliação da atuação do Faixa Verde e estabelecimento de governança própria e especifica dos calçadões pelo comércio local”.

O prefeito Wilson Santos colocou que a Prefeitura, numa parceria com o Governo do Estado, poderá arcar com o custo de mais 20 das câmeras solicitadas pela CDL Cuiabá para a capital e sugeriu que os eventos promocionais do Comércio naquela região sejam realizados em feriados, quando a passagem de ônibus custa R$1,00. Wilson lembrou ainda que a Prefeitura refez quase que totalmente o piso do calçadões e o próximo passo será o rebaixamento subterrâneo da fiação.

A diretora do Sebrae/MT, Leide Katayama esclareceu que o projeto prevê uma série de iniciativas mais – entre elas “a melhoria de infra-estrutura, restauração do patrimônio histórico, valorização da cultura, treinamentos das equipes dos estabelecimentos comerciais e eventos para movimentar o comercio deste perímetro”.

Estiveram presentes ainda a presidente do IPDU, Adriana Bussiki, diretoria da CDL Cuiabá e FCDL MT, entre outras autoridades e representantes de órgãos e entidades.