Segunda, 12 de março de 2018, 16h24

Certificado digital poderá ser utilizado para pré-preenchimento do IR 2018

A Receita Federal oferece, para alguns contribuintes, o acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2018. O acesso dá o direito apenas àquelas pessoas que tiverem o Certificado Digital (e-CPF), que é a identidade digital da pessoa física e/ou jurídica no meio eletrônico.

Como o nome diz, ela vem com alguns dados já preenchidos, como rendimentos, deduções, bens e dívidas. O superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Fábio Granja, afirma que a ferramenta agiliza todo o processo de preenchimento e validação dos dados, diminui os riscos de retificações e de cair na malha fina.

“Os colaboradores da nossa entidade, responsáveis pela certificação digital, tem orientado as pessoas sobre essa funcionalidade para o IR. Muita gente deixa para fazer a declaração de última hora e outros não sabem nem por onde começar. O certificado digital além de oferecer essa “ajuda”, possui inúmeros benefícios, entre eles, autenticidade, confidencialidade, integridade e  validade jurídica dos documentos e ainda oferece tais comodidades porque pode ser armazenado no computador ou na mídia, o que possibilita a transmissão remota das informações à Receita Federal. Outra grande vantagem de quem possui certificado digital e utiliza na declaração do Imposto de Renda é a possibilidade de consultar as cinco últimas declarações. Os contribuintes que não possuem e-CPF só podem consultar a declaração do último ano”.

O superintendente explica ainda que para ter acesso a essa função, “é preciso que o contribuinte tenha entregue declaração de IR em 2017 e que ela não tenha ficado retida na malha fina, mas se ela só passou pela malha fina e já saiu sem alterações, pode ser usada sem problema algum”.

Como Obter um Certificado Digital?

Para a obtenção de um Certificado Digital, o interessado deve providenciar documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), RG ou Carteira de Identidade, além de comprovante de residência de até 3 meses antes da data de validação presencial (documento opcional).

“A matriz e os dois postos de atendimentos da CDL Cuiabá, localizados no Goiabeiras Shopping e Ganha Tempo do CPA 1, fazem a certificação digital. É só levar os documentos necessários que o processo é feito na hora”, disse Granja que complementou que os certificados custam a partir de R$125,00 e a entidade oferece condições especiais de pagamento.