Sexta, 06 de outubro de 2017, 08h15

Comerciantes reclamam e a Prefeitura apresenta pontos positivos para mudança de local da RedeSim

Diante da mudança da RedeSim (Rede Nacional para Simplificação de Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) da Prefeitura Municipal de Cuiabá para o Parque Tia Nair, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, após receber algumas demandas e indagações de empresários e profissionais contábeis, solicitou uma reunião para maiores esclarecimentos por parte do Poder Público. Nesse encontro estavam presentes agentes de fiscalização da Rede Sim, empresários, representantes do sindicato das empresas de contabilidade, sindicato dos fiscais, além do secretário adjunto da Secretaria de Ordem Pública.

Entre as preocupações por parte dos empresários esta a de que a RedeSim, hoje, está interligada principalmente às Secretarias do Meio Ambiente e de Fazenda, que se encontram lado a lado no mesmo prédio o que facilita o trabalho de quem precisa desse serviço; além de que o Parque Tia Nair não possui estrutura de transporte adequada para acesso facilitado aos munícipes como o existente para a região do centro da cidade; Também não é difícil haver problema de emissão de guias o que remete o cidadão a resolver essas situações junto à secretaria de Fazenda ou a outras pastas que estão lotadas no prédio da Prefeitura, o que fará com que estas pessoas se desloquem do Parque Tia Nair até a Prefeitura e vice-versa, bem como a indisponibilidade de rede bancária na região do citado parque.

Sobre essas situações, a equipe da Prefeitura expos durante a reunião, que 90% dos casos ligados a rede sim são relacionados a MEI-micro empreendedores individuais, que são isentos e que para as demais empresas a Prefeitura está implantando um sistema que permitirá emissão das guias online. A maior justificativa da mudança diz respeito a estrutura e necessidade de alocação de mais computadores e funcionários para agilizar o atendimento e facilitar a integração com a Secretaria de Ordem Publica.

Outros fatores que provocaram a mudança é de que o Parque Tia Nair possui amplo espaço para estacionamento e de que uma linha de ônibus já foi solicitada para o local, a qual em breve estará disponível.

A transferência de órgãos públicos do Centro vai na contramão do discurso do prefeito de Revitalização do Centro Histórico. Comerciantes afirmam que o objetivo é aumentar o fluxo de pessoas na região central e que com a mudança da Rede Sim, o fluxo de pessoas vai reduzir.  A respeito disso, uma das soluções apresentadas seria o retorno da Procuradoria para a Região Central, o que aumentaria de forma significativa o fluxo de pessoas no centro da cidade. O Presidente do sindicato dos fiscais se comprometeu a levar esta demanda para o Prefeito.

Foi consenso entre todos os participantes de que é preciso olhar para Cuiabá como um todo, com foco no Centro Histórico e neste sentido a CDL Cuiabá irá provocar a Prefeitura Municipal, assim como outros órgãos públicos, e entidades interessadas na revitalização da região central.

AVALIAÇÃO

A reunião foi presidida pelo vice-presidente administrativo da CDL Cuiabá, Célio Fernandes, que avaliou como positivo o encontro. “Conforme nos foi apresentado durante a reunião, a nova estrutura poderá dar mais celeridade aos processos da RedeSim, ou seja, eles nos prometerem uma melhora significativa como, por exemplo, na emissão de alvarás, que hoje leva em torno de 30 dias, mas que com a  mudança poderá se reduzir esse prazo para 5 dias. É um ganho significativo para o empresário”, disse, complementando ainda que “por outro lado, o interesse comum de tornar Cuiabá uma cidade melhor para todos, com simplificação de processos, e a visão de que o contribuinte é o cliente da Prefeitura e portanto é necessário avaliar sua satisfação constantemente”, concluiu.

Galeria de Fotos: