Segunda, 15 de setembro de 2008, 11h08

Dia do Cliente é comemorado nesta segunda-feira, 15

Um dia em que a idéia não é chamar o cliente para comprar, mas para receber homenagens. Entre as datas comemorativas, temos: as internacionais: Dia da Paz, Dia da Mulher, Dia do Trabalho; as oficiais do Brasil (Tiradentes, Independência, República); as religiosas (Páscoa, Natal e de vários santos e padroeiros); as comerciais (Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia da Criança), homenagens a categorias profissionais, simbolismos e até datas curiosas (Dia do Goleiro, Dia do Encarcerado, Dia da Mentira).

E, nesta segunda-feira, 15, é comemorado o Dia do Cliente, projeto apoiado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas-CNDL e CDLs, como ocasião para homenagear aquele consumidor que sempre volta à loja e empresa para efetuar negócios, se tornando cliente e, por vezes, até amigo da casa.   Afinal, o cliente é a única razão de ser da existência de todos os produtos e serviços e é quem movimenta o ciclo produtivo e comercial em todas as suas esferas – da contratação (número de funcionários para produzir e atender de acordo com a demanda e com qualidade; de treinamentos de clientes, para melhor atender a ele; de promoções, para ele comprar; de campanhas, para fidelizá-lo, etc).

A data ainda não está no calendário comercial oficial em todo o Brasil, mas 6 estados já transformaram este Dia em Lei Estadual (Roraima, Rondônia, Paraíba, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) dos 12 que colocaram esta proposta para aprovação, estando alguns com o projeto em tramitação. Em Mato Grosso, a data já é lei municipal em Rosário D´oeste.

Em toda a federação, 18 estados têm a data oficializada em pelo menos um de seus municípios, sendo São Paulo o de maior número, com 36 cidades.  Constam na lista 14 municípios de Santa Catarina, 13 do Rio Grande do Sul, 11 do Paraná, 11 de Minas Gerais, 1 de Rondônia, 1 da Paraíba, 3 de Goiás, 2 do Mato Grosso do Sul, 3 do Rio de Janeiro, 4 da Bahia. O coro já soma 103 municípios com a data sob forma de Lei e 17 em tramitação.

Datas Comemorativas – Estas datas movimentam o Setor de Comércio, indústria e Setor de Serviços sob forma de um calendário oficial, com dias em vários meses do ano, culturalmente e comercialmente bem estabelecidos e que geram emprego, renda e vendas a mais.

Um exemplo pode ser visto no Dia dos Namorados deste ano. O comparativo com o mesmo período de 2007 mostrou incremento de 9,77%, segundo o SPC/CDL Cuiabá. Mas, independente do resultado positivo em relação ao ano anterior, estas datas, na grande maioria das vezes, resultam em crescimento das vendas no comparativo com um mês ou semana comum. “Em relação ao uma semana qualquer, a data simbolizou em 2008, acréscimos de até 20% nas vendas de determinadas lojas e estabelecimentos ligados ao entretenimento e lazer”, pontua o presidente da CDL Cuiabá, José Alberto Vieira de Aguiar, completando que este ano, o Dia dos Namorados superou inclusive o Dia das Mães, “antes a segunda melhor data do calendário para o comércio, sendo a primeira, o Natal”.

Outro exemplo, no Dia dos Pais: o balanço sazonal deste ano, em levantamento da CDL Cuiabá, mostrou aumento de até 20% em lojas de venda de artigos desportivos e 18% nas do ramo de eletroeletrônicos.