Quarta, 18 de julho de 2018, 14h54

Forest Friend: CDL Cuiabá e Centro América aderem a Programa de Sustentabilidade

Na presença de autoridades e convidados, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) fez a assinatura de sua adesão oficial ao programa “Forest Friend de Sustentabilidade”, na noite desta terça-feira (17.07). Na oportunidade, a TV Centro América e a Rádio Centro América FM aderiram ao projeto, que tem como finalidade a preservação ambiental da Floresta Amazônica.

De acordo com um dos diretores do programa, Mauro Romani, o “Forest Friend” foi criado com o intuito de desenvolver soluções em sustentabilidade para empresas, utilizando Créditos de Floresta do programa Brasil Mata Viva para fazer a compensação das emissões de poluentes advindas da operação empresarial. A “Brasil Mata Viva” - metodologia que foi desenvolvida tendo como base o PSA (Pagamentos por Serviços Ambientais), que gera como produto o Crédito de Floresta. O Crédito de Florestas é classificado como sendo um ativo ambiental premium, enquadrado em nossa legislação como um “bem intangível, incorpóreo, transacionável e transferível”, explicou.

O outro diretor, Márcio Romani, explica ainda, que "através do Forest Friend, os créditos podem ser comercializados fracionados em partes a partir de 10Kgs, embarcados nos produtos e serviços oferecidos aos clientes. Para viabilizar essa comercialização firma parceria com entidades que tenham interesse em ter uma atuação mais sustentável, oferecendo, a seus clientes, produtos e serviços que ajudam a preservar a Floresta Amazônica, como é o caso da CDL Cuiabá".

Para o presidente da CDL Cuiabá, Nelson Soares Junior, através desse programa, a entidade se engaja publicamente na causa da sustentabilidade, disseminando o conceito de consumo sustentável, junto aos consumidores e às empresas associadas que se dispuserem a participar do projeto. “Hoje, o desmatamento, principalmente da Amazônia, é um dos principais problemas ambientais do mundo atual, em função de sua grande importância para o meio ambiente. Este desmatamento causa extinção de espécies vegetais e animais, trazendo danos irreparáveis para o ecossistema amazônico, então, ao aderir a esse programa, acreditamos que as empresas estão cumprindo sua função social junto à sociedade”, falou Soares, informando ainda, que “o associado CDL Cuiabá que aderir ao projeto terá condições de aquisição de créditos diferenciadas do mercado, com descontos exclusivos. O projeto abrange todos os portes de empresas, é uma grande oportunidade para o pequeno gerar valor para os seus produtos e ter um diferencial diante de um mercado tão concorrido”.

COMO ADERIR

As empresas associadas à CDL que forem participar do Programa FOREST FRIEND de Sustentabilidade recebem uma “consultoria” da equipe do Forest Friend, quando, então, o Programa é adaptado às características de cada setor empresarial. Uma estimativa das emissões da operação é calculada e, baseado nessa quantidade mensal estimada, as empresas adquirem lotes mensais de Créditos de Floresta, dimensionados para compensarem emissões de suas operações comerciais, de serviços ou industriais. As empresas que aderirem ao Programa através da parceria com a CDL, podem adquirir os créditos com um valor diferenciado, facilitando o repasse fracionado aos clientes.

O superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, explica que cada segmento tem uma característica, havendo a necessidade de ajuste do programa. Tomando como exemplo uma empresa comercial, a mesma receberá um certificado de Aposentadoria para cada lote de Créditos de Floresta adquirido mensalmente, e uma quantidade de etiquetas que materializa para o lojista e seus clientes, o programa de sustentabilidade, representada pela fração dos Créditos de Floresta. “Cada etiqueta recebe uma identidade única, ou seja, um “QR Code” numerado, remetendo à imagem do referido Certificado a que está vinculada. Esse vínculo fica explícito no certificado que mostra o número inicial e o final do lote de etiquetas, conferindo transparência e rastreabilidade ao processo. Além disso, o certificado identifica também a fazenda que forneceu os Créditos de Floresta, núcleo que pertence, onde se localiza, tamanho da área, e até fotos da região”, disse.

As empresas associadas vinculam os selos de sustentabilidade Forest Friend, que podem ser físicos (etiquetas) ou virtuais (imagem) nos produtos ou serviços comercializados, incorporando os valores fracionados dos Créditos adquiridos, em patamares que não interfiram na decisão de compra dos clientes.

Galeria de Fotos: