Terça, 15 de maio de 2018, 13h16

Grupo liderado pelo SPC Brasil participa de missão internacional

Com objetivo de fazer uma imersão em busca de conhecimento, inovação e disrupção, um grupo de empresários de diversos estados brasileiros viajaram para Singapura recentemente. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Nelson Soares Junior, foi  um dos integrantes do grupo composto por 44 lideranças do sistema CNDL. A viagem foi organizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

A primeira parada foi em Dubai, onde foram recebidos por algumas lideranças de empresas e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre esse inigualável centro mundial de negócios. Em seguida, o destino foi Singapura, considerada a cidade mais tecnológica da Ásia e passou do terceiro para o primeiro mundo em duas gerações. Levou 22 anos para dobrar seu PIB per capita, cerca de metade do tempo de outras economias desenvolvidas, como a Austrália. Em 2014, seu PIB per capita foi de 71.318 dólares de Singapura (US$ 52.000), considerado um dos mais elevados do mundo.

Durante a viagem, os empresários vivenciaram o conceito mais atual de mercado desses países. Tiveram a oportunidade, de conhecer de perto,  a National University of Singapore (NUS). A melhor universidade da Ásia, a 12ª melhor do mundo de acordo com o QS Top University Rankings e a 26ª melhor do mundo de acordo com oTimes Higher Education. Os estudos nesta instituição são custeados pelo Ministério da Educação, tanto para nativos quanto para estrangeiros.

Também visitaram a Conector global do ecossistema de inovação, que em Singapura, abriga a maior comunidade de startups de tecnologia do sudeste da Ásia e é referência no mundo para startups. No local, conheceram a startup que cria produtos de segurança virtual e que permitem a entrega rápida de respostas a incidentes e a detecção de ameaças aos clientes que não possuem expertise ou tempo para fazerem isso sozinhos, além dá Tuple Technologies, criada para fazer com que as empresas aproveitem os dados para otimizar seus negócios em todo o seu potencial, a Tuple oferece um mecanismo plug-and-play completo que aproveita a automação de ponta para unificar dados relevantes em uma velocidade incrível e encontrar negócios lucrativos, prever o comportamento de clientes e estimular compras.

Inúmeras outras startups também fizeram parte do roteiro do grupo, como a Insider Security, que usa algoritmos e sensores sofisticados e automatizados na rede para detectar e impedir invasores e a R3, que é uma empresa de software empresarial que trabalha com uma rede de mais de 200 bancos, instituições financeiras, reguladores, associações comerciais, empresas de serviços profissionais e empresas de tecnologia para desenvolver uma plataforma blockchain, projetada especificamente para empresas, além da AI Singapore. Uma iniciativa nacional para ancorar capacidades profundas em Inteligência Artificial, criando impacto social e econômico, aumentando o talento local, construindo um ecossistema de IA e colocando Singapura no mapa do mundo.

Outra visita que também merece destaque foi na Enterprise Singapore, uma Agência governamental, que defende o desenvolvimento empresarial, trabalhando com empresas comprometidas em construir capacidades, inovar e internacionalizar e apoia o crescimento de Singapura com um centro para negociações e startups globais e a Octopus. Uma solução de ponto de venda, que atende a pequenas e médias empresas varejistas, como lojas de roupas, lojas de eletrônicos/computadores, farmácias/drogarias, entre outras. Os recursos incluem catalogação e gerenciamento de produtos, processamento de pagamentos via múltiplos modos de pagamento, integração de comércio eletrônico, gerenciamento de força de trabalho , controle e gerenciamento de estoque e geração de relatórios para desempenho de vendas e análise de tendências de clientes.

Para o presidente da CDL Cuiabá, foi uma grande oportunidade de aprendizado. “Durante os dias em que estivemos nessas cidades foram inúmeras empresas visitadas. Foi uma experiência única onde pudemos aprender muito e trazer na bagagem muito conhecimento para dividir com os empresários e lideranças da CDL Cuiabá”, disse Soares.

Galeria de Fotos: