whatsapp
Notícias /
Segunda, 13 de abril de 2009, 12h16
| Tamanho do texto A- A+

Pesquisa III - Cuiabanos escolhem cartão postal da cidade

De acordo com pesquisa da Vetor, Museu do Rio sai na frente, com 15,3% de citações
 
O Museu do Rio é o cartão postal de Cuiabá para 15,3% dos chefes das famílias cuiabanas ouvidas pela Vetor Pesquisas em levantamento inédito sobre hábitos de lazer e cultura da cidade. Entre os resultados, a identificação dos cenários considerados os mais bonitos e representativos da cidade. Além do Museu do Rio, os entrevistados citaram a Igreja Matriz (7,8%), o Parque Mãe Bonifácia (7,3%) e a Ponte Sério Motta (7,1%).
A pesquisa faz parte do projeto Nossa Casa, realizado pelo instituto a cada dois com chefes de família cuiabanos, e trouxe informações valiosas sobre o segmento de turismo. “Perguntamos qual seria a viagem dos sonhos dos cuiabanos, e 64,1% citaram a ida a outros estados brasileiros. Já o exterior foi indicado por apenas 27,6% dos entrevistados”, observa a diretora de pesquisas da Vetor, Miriam Braga.
Foi possível levantar também que 23,7% dos chefes de família viajaram nas últimas férias – sendo 13,5% para outros estados e 9,8% para o interior de Mato Grosso. A viagem via ônibus ainda prevalece sobre os demais meios de transporte, tendo sido citada por 10,6% dos chefes de família. Por outro lado, 9,6% usaram carro e 3,5%, avião.
Outro dado interessante sobre o turismo foi a identificação do grau de conhecimento de importantes destinos turísticos próximos de Cuiabá. Chapada dos Guimarães é conhecida por 86,5% dos entrevistados, ao passo em que 39,6% conhecem o Pantanal e 33,5% o Lago de Manso.
 
Metodologia da Pesquisa
Para obter os resultados, foi adotada a pesquisa quantitativa com a técnica de survey de opinião. Foram realizadas 500 entrevistas domiciliares com chefes de família de Cuiabá. A margem de erro da pesquisa é de 4,3%, com intervalo de confiança de 95%. A coleta de dados foi realizada de 13 a 20 de março pela equipe da Vetor Pesquisas.
 
Saiba Mais
Há vários outros indicadores levantados pela Vetor Pesquisas no projeto Nossa Casa 2009, como lazer, esporte e cultura. O primeiro relatório inclui ainda dados sobre o perfil socioeconômico das famílias cuiabanas e pode ser acessado pelo site www.vetorpesquisas.com.br. Os outros três relatórios serão liberados durante o mês de abril, com os temas “Confiabilidade em Instituições”, “No bolso da Nossa Casa” e “Serviços Públicos”.
 
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL