whatsapp
Notícias /
Segunda, 13 de abril de 2009, 12h12
| Tamanho do texto A- A+

Pesquisa levanta hábitos de lazer dos cuiabanos

A maioria dos chefes de família da cidade tem até 2h de tempo livre por dia
 
Ver televisão, ouvir música e receber amigos são as atividades de lazer mais comuns entre as famílias cuiabanas. É o que aponta a última edição da pesquisa Nossa Casa 2009, realizada pela Vetor Pesquisas em março e cujos resultados começam a ser divulgados durante o aniversário de Cuiabá.
Realizada a cada dois anos pela Vetor, a pesquisa tem como foco os chefes de família cuiabanos. Neste ano, o tema principal foi lazer e um grande levantamento sobre turismo, lazer, cultura e esporte. Alguns indicadores são inéditos, como a identificação do volume de horas diárias de tempo livre. “Descobrimos que 51,4% dos chefes de família cuiabanos têm até duas horas por dia de tempo livre”, cita a diretora de Pesquisa da Vetor, Miriam Braga.
Porém, 59,2% dos entrevistados afirmaram não realizar nenhuma atividade de lazer em seu tempo livre. Os que realizam atividade de lazer fora de casa somam 31,4% e, em casa, 8,4%. Aqui, a televisão predomina: 80,8% declararam assistir à TV sempre, ao passo em que 70,8% afirmaram ouvir música sempre quando estão em casa. Outros 66,3% disseram sempre receber amigos em seu tempo livre.
Fora de casa, a religiosidade se mostra forte em Cuiabá: 56,3% de entrevistados disseram sempre ir a igrejas e templos nas folgas. Em segundo lugar, 31,2% citaram sempre ir a shopping centers e 31% declararam sempre assistir a jogos de futebol.
 
Metodologia da Pesquisa
Para obter os resultados, foi adotada a pesquisa quantitativa com a técnica de survey de opinião. Foram realizadas 500 entrevistas domiciliares com chefes de família de Cuiabá. A margem de erro da pesquisa é de 4,3%, com intervalo de confiança de 95%. A coleta de dados foi realizada de 13 a 20 de março pela equipe da Vetor Pesquisas.
 
Saiba Mais
Há vários outros indicadores levantados pela Vetor Pesquisas no projeto Nossa Casa 2009: esporte, turismo, freqüência a festas e eventos públicos. O primeiro relatório inclui ainda dados sobre o perfil socioeconômico das famílias cuiabanas e pode ser acessado pelo site www.vetorpesquisas.com.br. Os outros três relatórios serão liberados durante o mês de abril, com os temas “Confiabilidade em Instituições”, “No bolso da Nossa Casa” e “Serviços Públicos”.
 

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL