whatsapp
Notícias /
Segunda, 28 de setembro de 2009, 14h42
| Tamanho do texto A- A+

População avalia que a economia vai melhorar nos próximos seis meses, mostra pesquisa CNI/Ibope


 A expectativa do brasileiro em relação à evolução da economia nos próximos seis meses melhorou, aponta a pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. O índice de respondentes que acreditam que o desemprego vai aumentar muito nos próximos seis meses atingiu o menor patamar (8%) das últimas seis pesquisas, tendo caído quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior (12%) e dois em relação ao mesmo período do ano passado (10%).
 O número daqueles que acreditam que o desemprego vai aumentar nos próximos seis meses ficou em 32%, ante 41% na pesquisa anterior. As assinalações na opção "não vai mudar" subiu de 24% do total para 30%, assim como as na opção "vai diminuir" passaram de 20% em junho para 24% hoje.
 O brasileiro, de modo geral, também acredita que a inflação está sob controle e deverá melhorar nos próximos seis meses. O percentual de quem acredita que vai diminuir muito saiu de zero para 1%, o de quem avalia que vai diminuir se manteve em 11% e o de quem acredita que vai se manter subiu de 32% para 37%. Os respondentes que acreditam que a inflação vai aumentar muito caíram de 10% na pesquisa anterior para 9%. Os que acham que os preços vão subir tiveram a maior variação para baixo, tendo passado de 41% em junho para 36% agora.
 Os respondentes também acreditam que a própria renda vai melhorar. Para 5% deles, a própria renda vai aumentar muito nos próximos seis meses, ante 4% na pesquisa de junho. Para 33% deles, vai aumentar, ante 31% em junho. O número dos que avaliam que a renda vai cair passou de 12% em junho para 8% na pesquisa atual.
 As expectativas mais positivas para os próximos seis meses são reflexo da melhor avaliação do ano de 2009. Na pesquisa anterior, 77% acreditavam que o ano estava sendo bom ou muito bom. No atual levantamento, esse número passou para 80%. Os que acreditam que está ruim ou muito ruim caíram de 22% em junho para 19% hoje.
 A pesquisa CNI/Ibope foi realizada com 2.002 eleitores de 142 municípios, entre os dias 11 e 14 deste mês. Tem margem de erro de dois pontos percentuais, para menos ou para mais, e intervalo de confiança de 95%.

Fonte: Ibope
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL