whatsapp
Notícias /
Quinta, 03 de agosto de 2017, 10h59
| Tamanho do texto A- A+

Presidente da AMA solicita apoio aos associados da CDL Cuiabá

Assessoria de Imprensa
CDL Cuiabá

Na tarde desta quarta-feira (02.08) foi realizada uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) para tratar sobre os problemas enfrentados pelos autistas e suas famílias na capital. A falta de informação da população sobre o assunto é a principal dificuldade.

Estiveram presentes no encontro diversas autoridades, entre elas, o vice-prefeito da Capital, Niuan Ribeiro, o secretário-adjunto do Procon Municipal, Gustavo Costa, os vereadores Diego Guimarães e Juca do Guaraná Filho, a defensora pública, Aline Carvalho Coelho, o diretor da CDL, Junior Macagnan, o gerente executivo Geral da CDL, Fábio Granja, o assessor jurídico da CDL, Otacílio Peron, entre outras.

A presidente da Associação Amigos do Autista (AMA) de Cuiabá, Kelly Nascimento Viegas, veio à entidade com o intuito de pedir o apoio dos lojistas associados à CDL na conscientização e sensibilização da população sobre a deficiência que é o autismo, além disso pedir que estes empresários façam uma capacitação de seus funcionários para um melhor atendimento à essas pessoas. “Buscamos a CDL para nos dar apoio com os lojistas, porque passamos muitos constrangimentos com os caixas preferenciais e estacionamentos. Tem certas lojas, supermercados, os comércios em si, que tem as placas para pessoas com deficiência física, e a pessoa que tem deficiência mental, auditiva, visual, passa aquele constrangimento – porque nem toda deficiência é visível. Então, a gente pede que mude! Pedimos que haja uma capacitação, que esses empresários capacitem seus funcionários para uma melhor convivência com essas pessoas”, conta Kelly, que acrescentou que “quando as pessoas conhecem sobre o assunto, a convivência fica melhor, a inclusão acontece.”

Kelly conta ainda que o atendimento ao autista é muito precário, mais em relação ao Estado do que o município. “Em relação ao Centro de atendimento já temos boas notícias. Por isso pedimos a ajuda da prefeitura e agradecemos ao vice-prefeito por estar aqui nos ouvindo e apoiando!“, declara.

Para finalizar a reunião, o diretor da CDL, garantiu que a solicitação será passada a todos os associados e que farão de tudo para mudar essa realidade. “Faremos uma reunião com os lojistas e passaremos todas as informações a eles. Estamos juntos nessa luta”, comentou Junior.

 A entidade AMA Cuiabá existe para dar apoio aos pais e responsáveis das crianças com TEA e orientar sobre a rede pública de atendimento em saúde existente no município, mesmo que ainda insuficiente. O TEA é um transtorno de desenvolvimento infantil que gera dificuldades de interação social e comunicação, além de comportamentos repetitivos e interesses restritos.

Galeria de Fotos:
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL