whatsapp
Notícias /
Terça, 09 de abril de 2019, 20h23
| Tamanho do texto A- A+

Presidente da CDL Cuiabá comenta principais mudanças do Cadastro positivo sancionado por Bolsonaro

Assessoria de Imprensa
CDL Cuiabá

O cadastro positivo é um banco de dados que busca valorizar o bom pagador. É uma espécie de “currículo financeiro” do cidadão, o qual lhe renderá vantagens na hora da obtenção de crédito, por exemplo. 

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Nelson Soares Junior, o Cadastro Positivo existe desde 2011 e entrou em vigor em 2013, mas passou recentemente por algumas adequações no Congresso Nacional e foi sancionado nesta segunda-feira (08.04) pelo presidente Jair Bolsonaro. “Agora os bancos, demais instituições financeiras e varejistas terão um auxílio ainda mais assertivo, tanto para aprovarem financiamentos, compras a prazo, ou seja, para aprovações de transações que envolvem concessão de crédito”, disse ele, que comentou ainda que “por outro lado o bom pagador será o maior beneficiado, pois ganhará força na hora de obter crédito, até porque qual o credor que não quer ter bons pagadores em sua carteira de cliente?”.

Soares explica também, que agora todos os consumidores serão incluídos de forma automática no banco de dados e que o cadastro positivo obtém informações estritamente financeiras. “É importante a população estar ciente dos benefícios que poderão ter, porém, de qualquer forma aqueles que não se sentirem confortáveis, poderão a qualquer momento solicitar a sua exclusão do banco”.

Para o presidente do SPC Brasil, “um dos motivos das taxas de juros serem altas e de não haver flexibilização dos prazos para pagamentos é a ausência de algumas informações sobre hábitos de pagamento dos consumidores. Atualmente, o bom pagador é penalizado pelo inadimplente, fazendo com que os juros sejam elevados para todos, independentemente do seu comportamento financeiro. Com as novas regras, a análise passa a considerar o histórico de bom pagador e não apenas restrições pontuais, o que é mais justo”, afirma Roque Pellizzaro Junior.

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2016 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL