Sexta, 22 de agosto de 2008, 14h59

SPC registra inadimplência de mais de 230 milhões

A inadimplência, segundo o banco de dados do SPC/CDL Cuiabá, no acumulado até julho, soma R$ 232.837.075, 22. Isto significa 2,36% a mais que o acumulado em julho de 2007 e um volume 18 milhões superior ao somado no mesmo período.

Os dados são referentes a empresas da capital mato-grossense e a filiais que possuem sede em Cuiabá e consultam no Serviço de Proteção ao Crédito/CDL Cuiabá.
            Cheques – Esta dívida mostrada em carteira aponta um total de R$ 9.949.679,01 referente a cerca de 24.500 cheques emitidos. Em relação ao ano passado, houve queda de 24,9%, quando foram registrados mais de 32 mil cheques.
            Na opinião do presidente da CDL, isto se deve à ampliação das formas de pagamento no mercado. “Temos cartões de crédito e débito, carnês de lojas, entre outras modalidades de pagamento, dando mais opções ao consumidor e aos estabelecimentos comerciais”, explana José Alberto.
            A colocação se confirma no aumento de 3,82% de registros de inadimplentes na categoria de boletos, carnês e outros tipos de documentos. “Inclusive, nestas modalidades, os registros do SPC apontam incremento de mais de R$ 21 milhões em dívidas”, pontua o presidente da CDL.

Nome no SPC. E agora, o que fazer?
Para o cidadão que se encontra com o nome registrado no Serviço de Proteção ao Crédito – SPC, a CDL Cuiabá orienta que procure o Serviço o departamento de atendimento ao consumidor (Deacon) da entidade para saber qual a empresa que o registrou. O serviço de informação é gratuito. Se souber a empresa com a qual se tem a dívida, melhor procurá-la diretamente. “Muitas renegociações, inclusive com redução de juros e novos parcelamentos, são conseguidas quando o consumidor procura as empresas com as quais está em débito”, esclarece José Alberto. Ele conclui queimportante é o cidadão pagar suas dívidas, porque estar com o nome ‘limpo’ significa também recuperar parte de sua dignidade, poder de exercer sua cidadania e ter acesso a crédito para novas compras”.