Quinta, 27 de dezembro de 2018, 17h07

Vendas no Natal alcançam maior alta em cinco anos; Dados da CDL Cuiabá apontam 6,4% de aumento

As vendas do comércio na época do Natal na capital voltaram a crescer em 2018. Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), durante o período de 17 a 24 de dezembro, as vendas subiram 6,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado registrou o melhor desempenho desde 2013.

O reflexo também foi medido pelos dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que registraram um aumento de 2,66%, na comparação com o mesmo período do ano passado, nas consultas para vendas a prazo nos 21 dias anteriores ao Natal (entre 04 e 24 de dezembro).

Na avaliação da CDL Cuiabá, a recuperação do crédito do consumidor, a melhora dos níveis de confiança e a retomada da expansão do crédito com a queda dos juros, estimularam as vendas do Natal de 2018.

“Além desses fatores e de outros, como o cenário político definido e o saldo positivo na geração de empregos, foram favoráveis para o comércio voltar a crescer “, complementou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

Granja disse ainda que desde o começo de 2018, já se notava um incremento maior quando comparado com anos anteriores. “Nesse natal não foi diferente, nós ultrapassamos os 6% de incremento em termos de média e teve algumas empresas que conseguiram superar os 10%”.

Com esse clima de otimismo, a expectativa é iniciar 2019 de forma positiva para o setor varejista.  “Os números são bem significativos o que faz com que a gente crie uma expectativa muito mais positiva para o ano de 2019”, finalizou ele.