Sexta, 15 de maio de 2020, 11h03
CDL Cuiabá – Pesquisa aponta preocupação com produtividade nos negócios


Assessoria de Imprensa

CDL Cuiabá

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), através do seu núcleo de inteligência de mercado, apresenta mais uma pesquisa realizada junto a segmentos varejistas da capital. Essa é uma das estratégias adotadas pela entidade visando buscar informações acerca do comportamento do empresário, bem como da população frente à pandemia de coronavírus.

Conforme resultado desta pesquisa, 87,5% dos lojistas entrevistados estão preocupados com a baixa produtividade do seu negócio neste período, principalmente devido às medidas restritivas e instruções da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Essa é uma preocupação natural diante do momento em que estamos vivendo, sendo que muitos ainda não puderam reabrir, outros estão atendendo em horário reduzido, então, tudo isso influencia de forma significativa no resultado final de uma empresa”, comenta o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

Em relação ao controle financeiro do negócio, se tem aumentado, 83,7% dos entrevistados concordaram com essa afirmativa, contra 13,8, que não estão tendo esse controle. “Esse dado demonstra a necessidade de olhar para dentro da empresa, gerir e replanejar as finanças visando à saúde financeira do negócio”, afirma Granja.

Sobre o cenário atual, 50,6% dos empresários não pretendem realizar empréstimo junto a bancos ou Instituições Financeiras, contra 40,5% que pretendem. 8,9% não souberam responder. “Com esse resultado, é possível perceber que cuidar das suas finanças e custos operacionais internamente são essenciais para o lojista, além de ter maior controle e austeridade dos gastos e contratos vigentes, repactuação novo reordenamento da estrutura de custos e despesas”, explica o professor Dr. Eber Capistrano, consultor e analista de mercado.

Perguntados também se apesar da crise, investir é a melhor solução, 53,2% dos empresários acreditam sim, mesmo diante da pandemia. 40,5% discordaram da afirmativa e 6,3% não souberam responder. “Uma pequena maioria apontou para o desejo de aproveitar este momento para investimentos, a tal ponto de considerar, um novo posicionamento, uma nova tecnologia, um novo processo que possa garantir um diferencial no período pós – retomada”, afirma Capistrano.

Os dados levantados revelam que 48,7% dos entrevistados acham natural o aumento de preços neste período, contra 47,5% que discordam da afirmativa. “O medo com aumentos de preços está equilibrado com a incerteza de perder clientes que estão com baixa propensão ao consumo, e renda limitada”, analisa Capistrano.

Já sobre se pensa em realizar doações ou investimentos em prol de hospitais ou centros de saúde, 50% dos empresários disseram que sim, contra 41,2% que não pretendem. 8,8% não souberam informar.

Outro questionamento da pesquisa foi se o lojista tem pensado em outras formas de lucrar e gerar renda nesse período, sendo que 63,7% deles disseram que sim, contra 33,8% que não pensam nesta possibilidade. “Mostra que o empresário está atento ao mercado, buscando enxergar novas oportunidades para incrementar os negócios já existentes ou até mesmo novos”, conclui o superintendente da CDL Cuiabá.


Fonte: CDL Cuiabá
Visite o website: https://cdlcuiaba.com.br/