Sábado, 20 de novembro de 2021, 13h18 Aproximadamente 76% dos mato-grossenses planejam ir às compras neste fim de ano
Questionados especificamente sobre a Black Friday, 59,3% responderam que aproveitarão as promoções e irão as compras nesta ano. Em 2020 o percentual de intenção de compras foi de 54%. Roupas e Calçados foram os itens apurados como os mais procurados na data (28%), seguido por Eletrodomésticos (24,2%), Celulares/Smartphones/Eletrônicos (22,5%), Móveis em Geral (9,7%), Brinquedos/Pelúcias (5,7%), Cosméticos e Perfumes (3,1%) e Outros 6,8%.
A Geração que mais pretende comprar é a Z (18 a 26 anos) com 70,3%. Quando nos referimos a renda, a maior pretensão ficou com a de R$ 6.001 a R$ 10.000 (74,1%) e a região destaque com a possibilidade de conseguir maior volume de vendas ficou a Leste com 71,9%. Já sobre a média de valor que pretendem gastar na Black Friday deste ano ficou em R$ 1.619,52. Aumento real de 20% na disposição de gasto médio quando comparado com 2020. Neste item destacamos a Região Norte com a média de R$ 1.784,00 seguida pela Região de Cuiabá e Várzea Grande com média de R$ 1.696,32, Região Médio Norte R$ 1.655,05 e Região Oeste R$ 1.442,86. Já exclusivamente sobre o Natal, 64% disseram ir às compras. Para essa data, os produtos mais procurados pelos entrevistados são Roupas e Calçados (55,3%), Brinquedos/Pelúcias (21,4%) brinquedos/pelúcias, Eletrodomésticos (4,9%), Cosméticos e Perfumes (2,9%), Acessórios (2,9%), Celulares/Smartphones/Eletrônicos (2,4%), Itens de decoração para casa (2,2%), Móveis em Geral (1,8%), Livros (0,6%), Viagens (0,2%), Artigos Esportivos (0,2%) e Outros (5,3%). A Região de Cuiabá e Várzea Grande foi a que apresentou a maior pretensão de compras pelos consumidores com 75,7%, seguida pela Região Sul (67,5%) e Região Oeste (66,7%).
VIAGENS E CONFRATERNIZAÇÃO Dos entrevistados, 19,7% relataram que pretendem viajar neste final de ano, sendo 30,3% dentro de Mato Grosso e 69,7% para outros Estados. Já referente a Confraternização, neste ano 69% pretendem confraternizar e o local pretendido é na cidade que mora com 83,5%.
Na oportunidade, o Núcleo de inteligência de mercado apurou as expectativas para a economia do ano vindouro. O resultado foi otimista, com 61% dizendo que vai melhorar. A geração mais otimista é a X (42 a 55 anos) com 71,6%. As pessoas com faixa de renda mais otimista foi a de R$ 3.000 a R$ 6.000 (69,40%). A Região Oeste apresentou um otimismo acima da média (68,6%). “O momento vivenciado atualmente é de mais confiança e otimismo quando comparado com o ano passado e esse sentimento tem se transformado em resultados mais positivos para a economia. A pesquisa nos apresentou vários aspectos, dentre eles o aumento real de valores gastos tanto para a Black Friday quanto para o Natal. Um ponto que precisamos observar é a confiança do consumidor com a Black Friday, já que o espaço referente ao volume de vendas de fim de ano tem aumentado; 67,4% da população economicamente ativa pretende antecipar alguns itens do que comprariam no Natal, principalmente eletrodomésticos, celulares, smartphones e eletrônicos. Por ser uma pesquisa Estadual tivemos a oportunidade de conhecermos um pouco mais de cada região quanto ao perfis de consumidores existentes, esse é um ponto importante para que os empresários locais possam elaborar estratégias comerciais e de marketing de forma ainda mais assertivas, porém uma ação certa é a Campanha de Natal Premiado CDL que está disponibilizando muitos prêmios para os clientes concorrerem e ficou comprovada a sua importância para a economia local, já que a maioria dos consumidores gosta de participar de ações como essa e também considera como diferencial na decisão de compras”, avaliou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.
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Fonte: CDL Cuiabá Visite o website: https://cdlcuiaba.com.br/ |