Sexta, 05 de fevereiro de 2010, 08h59
Setor calçadista volta a crescer



A indústria calçadista brasileira, em queda de produção há cinco anos consecutivos, deverá reverter o sinal negativo em 2010, segundo a expectativa de executivos do setor. Medidas governamentais para limitar a importação de calçados da China e o aquecimento do mercado interno tiveram efeitos sobre o desempenho desse segmento já no quarto trimestre do ano passado.

 

Após uma queda de 15,7% na produção no primeiro semestre e um recuo de 8,5% no terceiro trimestre de 2009, a produção calçadista aumentou 11,5% no quarto trimestre, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

O diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, explica que a reação do setor reflete a expansão do mercado doméstico e, sobretudo, a medida provisória de antidumping editada pelo governo federal em setembro de 2009, que passou a nivelar em US$ 12,47 o par de calçados procedentes da China. De acordo com Klein, com a redução das importações, o emprego no setor voltou a subir.

 

Fonte: AE/Rio de Janeiro


Fonte: CDL Cuiabá
Visite o website: https://cdlcuiaba.com.br/