Quarta, 04 de novembro de 2020, 13h34

9 práticas para adotar na retomada dos funcionários

A abertura do comércio e empresas já faz parte das medidas de retomada adotadas pelos governadores e prefeitos no país. Com isso, as empresas têm o desafio de manter a continuidade dos negócios e, ao mesmo tempo, garantir a segurança de seus colaboradores e de clientes – e criar protocolos rígidos de segurança é parte fundamental desse retorno.

Além das medidas impostas pelas normas regulamentadoras, que tornaram obrigatórias uma série de ações de prevenção, mitigação e controle da Covid-19, todas as empresas, independentemente de seu tamanho ou segmento, deverão ter seus processos minuciosamente pensados para que a prevenção seja efetiva na sua realidade.

Porém, algumas questões como quando e como voltar ao trabalho dependem exclusivamente do perfil de cada companhia e, claro, da situação epidemiológica local. Apesar de não existir uma solução única para todas as empresas, algumas práticas em comum podem ser úteis na tomada de decisão. Pensando nisso, selecionamos 9 práticas que todas as empresas devem implementar ao retomar as atividades:

• PLANO DE RESPOSTA – Criar um plano de resposta nem sempre é fácil, mas não dá para esperar por uma solução mágica. Tenha pronto um plano e esteja atento para adaptá-lo continuamente de acordo com a evolução da realidade. Assegure-se de estar de acordo com as normas e legislações e atue de forma coordenada com os governos locais.

• REPENSE FUNÇÕES – Repense suas atividades com a mente aberta. Muitas funções podem (e devem) ser realizadas de forma remota sem nenhum prejuízo aos resultados. Reduzir o número de funcionários presenciais ao mínimo é a opção mais segura, além de ser uma oportunidade para reduzir custos.

• ENTENDA OS COLABORADORES – Conheça o perfil de risco dos seus funcionários. Privilegie o retorno dos que têm menor risco, já que o impacto da doença em certas populações é muito mais grave. Questões pessoais, como a existência de filhos em idade escolar ou a convivência com idosos, também devem ser levadas em consideração.

• MEDIDAS DE SEGURANÇA – Na volta ao trabalho, assegure-se de implantar as medidas padrão de prevenção como checagem de temperatura, distanciamento, uso de máscaras e higienização. Elas podem ajudar a diminuir o risco. Lembre-se de indicar responsáveis para coordenar as ações. Além disso, incentive seus funcionários a manterem as medidas de prevenção nos locais de convívio na empresa, assim como fora do trabalho e em casa. A segurança de cada um depende do cuidado de todos, em todos os momentos.

• ORGANIZE OS COLABORADORES – Reduza a transmissão entre os trabalhadores. Dividir os funcionários em grupos de contato pode ser útil para facilitar o isolamento de suspeitos e evitar o afastamento de muitas pessoas em caso de aparecimento de alguma suspeita.

• MONITORE A SAÚDE – Crie um ambiente para facilitar o relato de qualquer sintoma, assegurando que não existirá nenhum tipo de prejuízo ou punição para o funcionário.

• TESTE OS FUNCIONÁRIOS – Estabeleça uma estratégia e defina quem será testado, quando e onde ela será realizada. Certifique-se de escolher testes com comprovação científica da eficácia e que sejam adequados para cada situação.

• COMUNICAÇÃO DEDICADA – Capriche na comunicação. É preciso mostrar assertividade, sabendo transmitir informações e engajando os trabalhadores nas medidas de prevenção para que se sintam seguros e confiantes no seu dia a dia.

• HUMANIDADE – O momento é intenso, muitas pessoas passam por situações pessoais difíceis e as questões de saúde mental estão muito presentes. Mais do que nunca, precisamos estar atentos para acolher e promover um ambiente de trabalho positivo.