whatsapp
Notícias /
Segunda, 29 de março de 2010, 10h07
| Tamanho do texto A- A+

Alerta sobre fraudes no Comércio

Hoje, na Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL Cuiabá, às 18h30, o especialista e consultor de mais de 20 bancos e instituições financeiras, Arnaldo Ferreira dos Santos, falará aos empresários e representantes de empresas sobre o cenário de falsificações de documentos, cartões e até de cédulas de dinheiro, que causam trilhões de prejuízo no mundo todo.

Nesta palestra ele mostrará as falsificações ao vivo e a cores, que são idênticas ao original e que ele já testou usando em aeroportos, no comércio e até em bancos para compras, saques, etc., e que nunca foram questionados ou detectados como falsos.

Arnaldo contará como os fraudadores fazem e agem, seus truques usuais e novas estratégias do mundo do crime e ensinará, mostrando ao vivo cédulas e documentos como detectar falsificações. “O comerciante muitas vezes julga pela aparência e não confere os documentos por constrangimento”, alerta o especialista, mostrando vários cartões de crédito com a denominação “dentista”, “médico”, carteiras de juiz e de polícia. “Coloca-se um terno, cabelo bem cortado e uma carteira ou cartão pessoal com estas especificações e o comerciante já fica inibido de conferir a documentação do consumidor, que pode estar apresentando tanto as carteiras profissionais, quanto a identidade e cartão de crédito falsos”.

Arnaldo lista pequenos detalhes importantes nesta conferência: olhar para a data de nascimento e a data de retirada do RG versus a idade aparente da pessoa que a apresenta é uma delas. Com a identidade na mão, dados fora do campo de visão do consumidor, perguntar o nome completo da mãe. No cheque, seqüência de dados na linha do alto do cheque – entre eles a série, número do banco, etc. – devem aparecer na impressão da base do cheque, não na mesma ordem seqüencial, mas grupos de números completos.

Ele alerta ainda para golpes usados por pessoas de má fé, em diferentes funções no mercado de trabalho e que não são necessariamente parte de uma quadrilha ou falsários. “As pessoas devem se atentar também ao receber dinheiro no caixa dos bancos, conferindo as notas uma a uma, pois um funcionário qualquer pode passar notas falsas. Em posto de gasolina, conferir o troco e observar se a nota que você pagou não foi trocada pelo frentista por outra. Neste último caso, que acontece muito, o frentista simplesmente coloca sua nota verdadeira no bolso, onde já tem uma falsa escondida, e lhe entrega a falsificada dizendo que seu dinheiro é falso”, exemplifica Arnaldo, lembrando que os golpes são inúmeros e todos devem estar atentos para evitar prejuízos.

 Nesta palestra, Arnaldo abordará:

 - Como identificar carteiras de identidade fraudadas;

- Tipos de fraudes: substituição da foto, scaneamento, clonagem, enxertos, lavagem química.

- Fraudes com cartão de crédito;

- Cédulas falsas/real e dolar;

- Adulterações de cheques;

- Legislações do cheque;

- Recursos tecnológicos á  disposição dos estelionatários;

- Tipos de golpes mais freqüentes e seus “modus operantes”.

 Mais Informações sobre a palestra: (65) 36151583/1503/1582 

 
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL