whatsapp
Notícias /
Sábado, 11 de julho de 2020, 10h21
| Tamanho do texto A- A+

Banco Central apresenta soluções do PIX para o varejo

 
A CNDL participou na manhã de hoje (07) do Fórum de Competitividade do Varejo. A agenda, promovida pelo Ministério da Economia e pelo Banco Central, teve como tema o Novo Sistema de Pagamentos Eletrônicos Brasileiro (PIX).
No encontro, foram abordadas as perspectivas do PIX com foco no varejo brasileiro e foram apresentadas as características do Sistema, as informações sobre tarifação e as soluções ao setor, assim como os passos que o varejista precisará dar para aceitar o PIX em seu estabelecimento.
Foram destacadas as 7 características que tornam o PIX único:
Velocidade – redução do tempo entre as transações financeiras e pagamentos;
Disponibilidade plena – o funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias do ano;
Multiplicidade de casos de usos – inclui todos e qualquer meio e tipos de pagamentos;
Conveniência – o pagamento por QR Code tanto nos pequenos negócios quanto nos médios e grandes;
Informações agregadas – conciliação das informações de pagamento junto ao sistema financeiro;
Ambiente aberto – estímulo à competição, no momento 980 instituições estão em processo de adesão ao PIX; e a segurança do Sistema.
As transferências feita pelo PIX ocorrerão diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.
O PIX será gratuito para pessoa física, mas para o recebedor terá tarifas mínimas a serem cobradas pelas operações. O Banco Central informou que haverá redução significativa de custos da transação para o varejista.
O Banco Central destacou ainda que o projeto que permitirá saques dentro das redes varejistas está em andamento e o detalhamento das suas diretrizes será divulgado em agosto.
O principal objetivo do BC com a ação é aumentar a eficiência e a competitividade do mercado de pagamentos do varejo no Brasil, por meio da criação de um novo modelo que ajudará no processo de eletronização do mercado brasileiro.
O PIX estará disponível para a população brasileira a partir de novembro de 2020.
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL