Quarta, 01 de julho de 2020, 12h12

Bolsonaro veta projeto de lei que suspende inclusão de inadimplentes no cadastro negativo

O presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou o Projeto de Lei 675 que suspendia por 90 dias novas inscrições nos cadastros de proteção ao crédito. A publicação foi feita nesta quarta-feira (01.07), em edição do Diário Oficial da União, que suspende retroativamente e impede novas inscrições nos cadastros de empresas de análises e informações para decisões de crédito enquanto vigente a calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19.

Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) a noticia é plausível neste momento de grandes prejuízos aos setores produtivos do país.

“Neste momento, a economia do nosso país está praticamente paralisada, amargando inúmeras perdas econômicas em função da restrição de circulação de pessoas por meio de isolamento e quarentenas. O PL 675 agravaria ainda mais a situação de setores como de comércio e serviços”, declarou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

Granja reforça que a entidade entende que estão sendo buscadas soluções para a população enfrentar a situação vivida, mas é preciso levar em consideração que os setores produtivos já vêm sendo muito afetado e a aprovação do PL pioraria ainda mais as atividades.

“O PL se aprovado poderia ocasionar uma elevação maior na inadimplência dos consumidores gerando ainda mais insegurança por parte do credor na hora de analisar as concessões, ou seja, dificultaria ainda mais o acesso ao crédito por parte de empresa e pessoas”, comentou Granja.

O veto presidencial atendeu às solicitações do presidente da CNDL, José César da Costa, ao Ministro da Economia Paulo Guedes.