Notícias /
Terça, 01 de dezembro de 2009, 09h00
| Tamanho do texto A- A+
Cancelar serviço ainda é difícil
O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ainda está longe de satisfazer o consumidor. O Acesso e Cancelamento de serviços são os direitos mais desrespeitados pelas empresas, respondendo por 64,98% do total das demandas no País (10.691). Os dados fazem parte da pesquisa do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, relativa ao período de 1º de dezembro de 2008 a 31 de agosto deste ano. Segundo o levantamento, o Acesso ao serviço respondeu por 34,67% das reclamações, seguido pelo Cancelamento de serviço (30,31%). A Qualidade de atendimento recebeu 15,20% dos registros negativos; a Resolução de demandas, 14,23% e o Acompanhamento de demandas, 5,59%.
Telefonia lidera - Quando analisados os segmentos isoladamente, o número de queixas relacionadas a SAC no setor de Telefonia pode ser considerado elevado quando comparado, por exemplo, ao setor de Cartão de Crédito. Este último, apesar de atingir 124 milhões de cartões é responsável por 17,39% do total de demandas. O setor Celular, por sua vez, atinge 153 milhões de unidades móveis e responde por 29,33% do total de demandas.
No caso da Telefonia Fixa, os números são ainda mais evidentes, pois, apesar de o mercado representar pouco mais de um quarto do espaço ocupado pelo Serviço Móvel, o segmento aparece em segundo lugar com 28,11% das queixas. O setor como um todo (fixo e móvel) responde por mais da metade (57,44%) das demandas relacionadas a problemas de SAC. O setor financeiro (Cartão de Crédito, Banco Comercial, Financeiras e Seguradoras), respondeu por 30,56% dos problemas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Encontro de Empresários
CDL Cuiabá promove encontro para debater desafios e oportunidades entre novos empreendedores
DIGIPARE
CDL Cuiabá reforça cobrança para melhorias na execução do Estacionamento Rotativo
1º DE MAIO
Feriado de Dia do Trabalhador terá comércio de portas fechadas na capital