Dólar: R$
whatsapp
Notícias /
Quinta, 20 de fevereiro de 2020, 14h44
| Tamanho do texto A- A+

CDL Cuiabá disponibiliza serviço gratuito de monitoramento de CPF durante o Carnaval

Assessoria de Imprensa

CDL Cuiabá

A chegada do Carnaval propicia vários momentos de alegria ao povo brasileiro. Porém, infelizmente não são só coisas boas que acontecem nessa época do ano. A aglomeração em espaços públicos e o aumento dos níveis de consumo podem favorecer a ação de criminosos, que tentam tirar vantagem de consumidores distraídos em meio à multidão.

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que em cada dez entrevistados, dois (21%) foram vítimas de alguma fraude ou sofreram algum transtorno durante o Carnaval do ano passado. Os principais contratempos foram a aquisição de produtos falsificados (7%), furto de pertences pessoais (6%), assalto (4%), perda de documentos pessoais (4%) e perda de cartões (3%).

Em Mato Grosso, por exemplo, no ano passado foram registrados 525 casos de roubos e furtos, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT).
Pensando em proporcionar mais tranquilidade e segurança ao folião, o SPC Brasil liberou o monitoramento gratuito de CPF, através do “SPC Avisa”. Os consumidores poderão monitorar a movimentação do seu documento por 30 dias para evitar ações de golpistas.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) está fazendo essa liberação de forma presencial na sede da entidade, é o que explica o superintendente, Fábio Granja. “O procedimento é simples. Basta o consumidor trazer seus documentos pessoais e comprovante de endereço, que um de nossos colaboradores irá proceder a liberação do programa”.

Granja explica que com o ‘SPC Avisa’, o consumidor é avisado por e-mail, em até 24 horas, sobre qualquer movimentação suspeita em seu documento, como consulta para a realização de compras a prazo, verificação de nome restrito, inclusão de registros de inadimplência, alteração de dados cadastrais, entre outros.

“O procedimento é gratuito e as dores de cabeça que a pessoa pode ter são enormes como ter compras indevidas feitas em seu nome, perder tempo ao tentar regularizar a situação na polícia, bancos ou lojas e ficar com o ‘nome sujo’ e impedido de fazer compras a crédito. Por isso, é importante se cadastrar e curtir o Carnaval com tranquilidade”, salientou ele.

Algumas dicas podem evitar furtos e a chamar atenção dos bandidos. O superintendente cita algumas delas. “O celular, que hoje em dia é um aparelho popular, deve ser evitado e caso esteja com você, use apenas quando necessário. Outra dica é não levar muitos documentos e vários cartões, apenas o RG (pode ser até a cópia autenticada), ou a CNH, e um cartão de débito e/ou crédito já é o suficiente. Confira se o cartão entregue após a conta é o seu mesmo. Este é um novo golpe em que alguém fica de olho na senha que você digita. Evite andar sozinho e nunca deixe suas coisas no bolso de trás”, orientou ele.

 

A outra opção de liberar o programa é através da página http://bit.ly/2SEs9PN.

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL