Sexta, 17 de abril de 2020, 07h40

CDL Cuiabá é parceira de campanha online, que destinará auxílio a famílias de MT, AM e RO

Recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), as atuais medidas de distanciamento social em prevenção à Covid-19 têm impactado o acesso a alimentos e a outros recursos básicos para milhares de brasileiros. Fruto da preocupação com o agravamento da vulnerabilidade social, com especial atenção para famílias em Amazonas, Mato Grosso e Rondônia, foi lançado nesta quinta-feira (16) o Fundo Um Por Todos e Todos Contra a COVID-19, com campanha inteiramente online.

O Fundo é formado por uma rede conectando doadores (pessoas físicas e jurídicas) a Organizações Sociais na linha de frente de apoio às famílias que mais necessitam receber alimentos e outros tipos de auxílio em função dos impactos socioeconômicos da atual pandemia. Todos os interessados em se juntar à iniciativa poderão realizar doações online, por meio do site www.umportodos.org.br.

Os recursos doados ao Fundo Um Por Todos e Todos Contra a COVID-19 serão geridos pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM), organização social que vem atuando junto à comunidade dessas regiões desde 1997. Pessoas, empresas, organizações e entidades de classe podem contribuir com o Fundo Um Por Todos e Todos Contra a COVID-19 por meio de aporte financeiro direto ao Fundo. O Fundo também está recebendo o apoio institucional de diversas instituições, por meio da divulgação da iniciativa.

A FALM também fará a análise dos pedidos de apoio por parte das Organizações Sociais e a prestação de contas à sociedade e aos parceiros mantenedores do fundo.

Presidente da Fundação André e Lucia Maggi, Belisa Maggi explica que este fundo tem inicialmente o objetivo de realizar ações emergenciais, como doações de cestas básicas, mas sua atuação pode se estender com outras doações caso sejam identificadas outras questões emergenciais nos locais onde a instituição atua.

“Além disso, prevemos uma atuação posterior a essas ações emergenciais de forma a apoiar o retorno gradativo das atividades de instituições sociais e das comunidades mais afetadas nas regiões de atuação”, anuncia Belisa.

Como funciona

Por meio do site www.umportodos.org.br, uma plataforma de crowdfunding, será possível fazer as doações de maneira rápida e totalmente segura. As Organizações Sociais que desejem se cadastrar para receber as doações de cestas básicas de alimentos também podem se cadastrar diretamente na plataforma. O cadastro passará por análise da equipe da FALM, que verificará critérios tais como a atuação da instituição frente à atual crise da COVID-19, condições mínimas de atendimento a protocolos de saúde com seus colaboradores/voluntários e com as famílias a serem atendidas.

Parcerias

A campanha é realizada pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e tem a parceria institucional da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD), Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), Cooperativas da Central Sicredi Centro Norte (com atuação nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia e Acre), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT) e TV Centro América (TVCA).

Doação de 50 mil cestas

Como parte desses esforços, a AMAGGI também já iniciou a destinação de 50 mil cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade social por meio da atuação da FALM na mobilização de apoios para enfrentamento aos impactos socioeconômicos da pandemia.