whatsapp
Notícias /
Terça, 19 de abril de 2022, 09h22
| Tamanho do texto A- A+

CDL Cuiabá informa sobre o funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes

Por: Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá

Obrigações contidas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) devem ser observadas

Na próxima quinta-feira (21.04) será comemorado nacionalmente o Dia de Tiradentes. Nesta data, conforme Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que abrange a categoria dos Empregados e Empregadores no Comércio Varejista em Geral e Prestação de Serviços, com abrangência territorial nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, fica autorizado dia de trabalho. 

Contudo, o empregador do comércio que optar pelo dia de trabalho deverá ficar atento com as obrigações trabalhistas contidas na CCT, “Entre elas destacamos sobre a remuneração, pois conforme o § 2° da cláusula trigésima segunda da referida CCT, o pagamento das horas trabalhadas dos empregados envolvidos neste feriado será em dobro, incluídas as comissões das vendas do dia, e o seu pagamento se dará junto com o fechamento da folha de pagamento do mês de abril”, informa o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.  

Devido a esse ônus trabalhista que impacta diretamente nos custos das empresas, nem todas as lojas estarão com as portas abertas. A decisão de abertura é opcional a cada empresário. 

“Cada empresário deve fazer a análise necessária para verificar se é viável ou não a abertura, isso tem muito a ver com a atividade de negócios, público alvo e localização da empresa. Vale destacar que a divulgação para seus clientes e redes sociais é fundamental caso o empresário opte pela abertura do seu negócio, informando seu horário de funcionamento. ”, explica Granja. 

Confira sobre a abertura e fechamento: 

Bancos  

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) estarão fechados neste dia.  

 

 Órgãos Públicos 

 Não haverá expediente nos órgãos de esfera federal, estadual e municipal, exceto nos considerados como serviços essenciais. 

 

 Comércio de Rua 

 As empresas poderão abrir normalmente das 8h às 18h, porém a tendência é que das que optarem pela abertura, a maioria ter atendimento especial das 8h às 12h. 

 

 Shoppings Centers  

 As lojas abrirão em horário especial das 14h às 20h. Já a praça de alimentação e lazer o atendimento será das 11h às 22h. 

 

 CDL Cuiabá  

 Haverá expediente no Posto de Atendimento localizado no Shopping Estação com horário de atendimento das 14h às 20h.

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL