Segunda, 30 de março de 2020, 17h32

CDL CUIABÁ - MENSAGEM DO PRESIDENTE

Prezados Associados,

Há um mês estamos trabalhando, incansavelmente, no sentido de encontrar soluções para a grande crise que estamos vivendo.  Juntamente com outras entidades representativas e o Deputado Carlos Avalone, temos levado às autoridades as angústias e os problemas dos setores produtivo e empresarial. Foram inúmeras reuniões presenciais e virtuais, além de trocas de mensagens.

Entregamos, pessoalmente, solicitações ao Prefeito Emanuel Pinheiro e ao Governador Mauro Mendes. Também enviamos aos bancos, Energisa, Águas Cuiabá entre outras instituições, pedidos de ajuda aos nossos empresários e população.

Estamos em contato direto com os deputados estaduais, com o Presidente da Assembleia Legislativa, Secretários estaduais e municipais. Avançamos em alguns pontos e em outros ainda estamos dialogando constantemente.

As perguntas de vocês são as mesmas que repetimos às autoridades: Quem vai pagar as contas das nossas empresas? Quem vai salvar os empregos que geramos?

Neste período, conseguimos a prorrogação do vencimento do IPVA e, na última quinta-feira, 25, o Governador Mauro Mendes editou a consolidação de todas as determinações em um só decreto e nos informou que estuda uma forma de como o Estado poderá ajudar em relação ao ICMS, já adiantando que, se puder ajudar, será por segmento empresarial.

Falamos várias vezes presencialmente e, por outras tantas vezes, pelo telefone e whatsapp, com o prefeito Emanuel Pinheiro, que também está extremamente sensível aos problemas. Conseguimos alterações no primeiro decreto que rediciplinaram alguns setores, mas ainda não é o suficiente para reativar nossas atividades, no mínimo necessárias, para a subsistência. E continuamos mantendo este diálogo diariamente.

Junto a tudo isso, ainda, temos que lutar pela sobrevivência da nossa entidade. Não estamos imunes àcrise, pelo contrário, se vocês não vendem, nós também não vendemos e não temos outras fontes de receitas.

Espero e temos trabalhado muito para que não tenhamos que buscar outras alternativas, as quais podem ser mais morosas ou mais desastrosas, como a via judicial, por exemplo. Não podemos correr o risco de uma decisão desfavorável neste momento.

A CDL Cuiabá tem e sempre teve como lema principal a defesa dos interesses do comércio e em cima disso, tenho trabalhado muito.

Entendemos a dificuldade dos governantes em trafegar na tênue linha que divide a saúde da população e a sobrevivência das empresas e empregos, mas não podemos mais suportar essa paralisação e acreditamos que, em breve, teremos um novo regramento. Até que seja alterado o decreto municipal, aconselhamos que os empresários sigam o que determina a gestão municipal.

Enquanto tratativas com os entes públicos continuam, com a perspectiva de termos um alinhamento plausível entre as lideranças, precisamos que preparem suas lojas e treinem seus colaboradores para que possamos afirmar com segurança às autoridades que estamos prontos para uma flexibilização no isolamento.

Nunca passamos por algo tão preocupante, mas com fé, determinação e esperança, juntos passaremos por tudo isso.

Nelson Soares

Presidente da CDL Cuiabá

OBS: Nelson Soares tem mais de 60 anos e é diabético, está em “Home Office” há mais de20 dias. Mesmo assim não se furta em participar de todas as reuniões com as autoridades, quando a sua presença é importante. Trabalha cotidianamente, além das reuniões presenciais, através de contatos por telefone e outros canais de comunicação via remota, na busca de alternativas para salvar empresas e empregos.