whatsapp
Notícias /
Segunda, 01 de março de 2021, 13h49
| Tamanho do texto A- A+

CDL Cuiabá participa de reunião com governo do Estado sobre novas medidas de combate a covid-19

Assessoria de Imprensa

CDL Cuiabá

O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Nelson Soares, participou na manhã desta segunda-feira (01.03) de uma reunião do Gabinete de Situação Covid-19 com o governo do Estado, Mauro Mendes.

Durante a reunião, Mendes expôs que Mato Grosso está com 88% de ocupação das UTIs e no limite da capacidade de abrir novos leitos. “Foram 70 já abertos em janeiro e fevereiro e há previsão de mais 50 em março, já com grande dificuldade pela falta de profissionais”, afirmou.

Conforme o governador relatou ainda, há necessidade de se tomar medidas diferentes, pois o índice de isolamento no país e em Mato Grosso está abaixo de 40%. “As mutações, o relaxamento da prevenção, o atraso nas vacinas e as reinfecções contribuíram para a forte piora da situação”.

 Diante da situação exposta, a proposta do governo é adotar por um período de 15 dias, as seguintes medidas, de forma impositiva: Funcionamento do comércio e atividades em geral, se segunda a sexta: das 5h às 19h, aos sábados: das 5h às 12h e no domingo ficando tudo fechado, com exceções de farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de combustíveis (exceto conveniência) e indústrias.

Sobre esse assunto, o vice-presidente da CDL Cuiabá se posicionou contrário, defendendo que o lookdown deve ser a partir das 22 horas, principalmente em função das atividades que funcionam nesse horário. “Não seria justo poucos pagarem por todos, por isso acreditamos que o governo do Estado pode rever essa questão”, afirmou Soares.

O governo propõe ainda adoção do toque de recolher das 21h às 5h, além disso, apenas 01 pessoa por família em supermercados, sendo aplicado multa, através de um projeto de lei de 180,00 para pessoas físicas e com valor proporcional para pessoas jurídicas (por aglomerações e por desrespeito ao toque de recolher). Já o serviço de delivery até 22h todos os dias.  “Sobre o horário de funcionamento dos deliverys também defendemos que eles devem funcionar independente de toque de recolher, até porque se uma pessoa idosa necessitar de algum medicamento para que não precise de deslocar”, disse Soares.

Porém, a CDL Cuiabá se posicionou ao lado do governo no sentido de que empresas que não estão respeitando as medidas de biossegurança sejam punidas, bem como os cidadãos.

OUTRAS MEDIDAS – Conforme exposto na reunião ainda, em relação ao transporte coletivo está autorizado, bem como uber e táxi, além das escolas. Já nos órgãos do governo e secretarias de Estado, haverá suspensão do atendimento presencial, com rodízio de 50% entre atividade presencial e teletrabalho.

A Polícia Militar estará autorizada a dispersar aglomerações, incluindo em bares.

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL