CDL Cuiabá repudia mudanças em portaria relacionada a trabalhos aos sábados e domingos
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) repudia veementemente a recente decisão do Governo Federal em revogação parcial da Portaria n. 661/2021 do Ministério do Trabalho e Emprego, conforme publicação da Portaria 3.665/2023, que trata da autorização permanente para o trabalho aos domingos e feriados.
As mudanças impostas por esta revogação, que agora exigem autorização em convenção coletiva entre sindicatos e patrões para os trabalhadores de 13 segmentos do setor de comércio e serviços que laboram aos sábados e domingos, representam um retrocesso significativo nos direitos conquistados pelos trabalhadores e nas dinâmicas do ambiente empresarial.
Essa medida impõe uma burocracia adicional e uma complexidade desnecessária na relação entre empregadores e empregados, comprometendo a autonomia e a liberdade de trabalho, além de criar entraves à organização das jornadas laborais.
A CDL Cuiabá reforça seu compromisso com a valorização do trabalho digno, bem como a importância de políticas que equilibrem as necessidades do mercado com o respeito aos direitos fundamentais dos trabalhadores.
Instamos as autoridades responsáveis a revisarem essa decisão e a considerarem o impacto negativo que ela acarreta no tecido social e econômico. É imperativo o diálogo aberto e a busca por soluções que preservem os direitos laborais e promovam um ambiente de trabalho justo e equitativo para todos.
Reafirmamos nosso comprometimento em buscar soluções que garantam um ambiente de trabalho justo, equilibrado e que promova o bem-estar coletivo, sem riscos de fechamentos de empresas em geral.
Diretoria
CDL Cuiabá
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empreendorismo
Circuito Empreenda Mais CDL e Sedec: Capacitação em empreendedorismo está com inscrições abertas em MT

Feriado
No feriado do dia de Imaculada Conceição comércio pode convocar funcionários para trabalhar

Nova diretoria
CDL Cuiabá elege nova diretoria para o próximo triênio 2024/2026