Terça, 15 de outubro de 2019, 13h37

CDL Cuiabá se reúne com autoridades para discutir segurança na região central da capital

Após inúmeros roubos e assaltos, principalmente na região central da capital, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) promoveu, na noite desta segunda-feira (14.10), um encontro com empresários e autoridades municipais e estaduais da segurança pública. O objetivo é de se tentar buscar uma solução para o problema corriqueiro.

Participaram do encontro, que aconteceu na sede da entidade, o secretário municipal de Ordem Pública, Leovaldo Sales, representando a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/MT) esteve o tenente-coronel, Juliano Chiroli, o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Marco Guimarães. Também participaram representantes do IFHAN, ACC/FACMAT, sindicatos e associações.

Ao abrir a reunião, o presidente da CDL, Nelson Soares, explanou sobre os problemas da região central. Ele destacou que a situação envolvendo usuários de drogas, andarilhos, e outros tem ficado insustentável, já que esses fatores distanciam o consumidor da região. “Além disso, os assaltos e furtos também tem sido constantes. Está impraticável você manter o comércio aberto. As lojas tem enfrentado a seguinte situação: é arrombada, arruma e depois os mesmos que arrombaram voltam lá e fazem tudo de novo. Nós temos recebido muitas reclamações dos lojistas, por isso estamos tentando buscar juntamente com os senhores uma solução”, afirmou.

No decorrer da reunião, os empresários presentes relataram os inúmeros problemas que estão enfrentando em relação ao aumento da criminalidade na região. Também expuseram situações em que foram vitimas recentemente.

Após ouvirem as colocações dos empresários e representantes de entidades, os policiais pontuaram algumas ações que devem ser adotadas para se inibir a criminalidade na região, porém, se constatou que o maior problema é na Lei vigente, que impede um resultado mais eficaz para os problemas da região.

“O trabalho está sendo feito, mas podemos melhorá-lo ainda mais para conseguirmos ter um resultado satisfatório, porém, precisamos da ajuda de outros órgãos. Não adianta só nós fazermos nosso papel, temos que buscar fazer um trabalho social mais eficaz junto aos programas dos órgãos públicos, com inclusão social de forma efetiva”, afirmou o representante da SESP/MT, destacando que essa reunião é um reinicio para se fomentar e buscar uma solução para a situação no Centro.

Ao final da reunião, ficou definido entre os participantes, que a CDL Cuiabá, empresários e entidades participantes irão elaborar um oficio, o qual será encaminhado ao secretário de SESP/MT. “Nesse documento, estaremos solicitando que na próxima reunião do GGI, os integrantes analisem a possibilidade de criar um plano de combate a criminalidade para o centro histórico, e se não for possível, que defina uma data para que todas as secretarias envolvidas e setores de segurança possam sentar e discutir um ações para soluçaõ deste problema na região”, comentou Soares, que avaliou como positiva a reunião. Ele também destacou o comprometimento das autoridades policiais presentes em relação à busca de soluções para o problema. “Estamos satisfeitos com o resultado deste encontro e esperamos que realmente ações efetivas comecem de fato a acontecer no sentido de solucionarmos a questão dos roubos e furtos no comércio da nossa cidade”.

Galeria de Fotos: