whatsapp
Notícias /
Segunda, 01 de março de 2021, 17h26
| Tamanho do texto A- A+

CDL Social quer incentivar doação de parte do IR para projetos sociais da capital

Assessoria de Imprensa

CDL Cuiabá
Todos os anos, os brasileiros que têm rendimento anual superior ao teto estabelecido pela Receita Federal devem fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) ao Estado. Entre os meses de março e abril de 2021, os contribuintes que tiveram rendimento superior a R$28.559,70 em 2020 deverão realizar a declaração.
Ao fazerem o processo de declaração ainda, os contribuintes tanto pessoa física quanto jurídica podem doar parte do IR para projetos sociais, porém, o prazo para doar é até 31 de dezembro.
Com objetivo de entender de forma contundente como funciona esse processo na capital, a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) realizou na tarde desta segunda-feira (01.03) uma reunião com o setor contábil da instituição. Participaram os contadores Cleodemar Wayhs e Raphael Calazan Wayhs.
“Foi nos repassado durante a reunião pelos nossos contadores, que os recursos destinados pelas pessoas físicas e jurídicas são destinados a Prefeitura de Cuiabá, então, decidimos entrar em contato com o setor responsável por esse processo da Prefeitura, para que possamos fazer uma parceria”, explicou o presidente da CDL Cuiabá, Celio Fernandes.
A parceria a qual se refere o presidente consiste da CDL Cuiabá, através do programa CDL Social, consiste no sentido de se “ampliar a destinação desses recursos, que acabam indo para a união, para o município, que é onde as ações acontecem”, afirmou Fernandes, reforçando que a instituição pretende viabilizar uma campanha incentivando os contribuintes a fazerem a doação e ajudarem em projetos sociais.
Como realizar a doação de parte do Imposto de Renda?
Ao preencher a declaração do Imposto de Renda, basta escolher o Fundo do Idoso ou do Estatuto da Criança e do Adolescente para doar, e optar pela esfera de atuação: nacional, estadual ou municipal.
No entanto, não é possível escolher uma entidade específica e, sim, a causa. É preciso escolher o modelo completo da declaração, conferir o valor do imposto e confirmar a opção “Doações Diretamente na Declaração”. Em seguida, no formulário, é preciso clicar no botão “novo” e escolher o fundo.
Por fim, o contribuinte deverá informar o valor a ser doado, respeitando os limites, e o próprio programa gerará o Darf, que deve ser pago até o dia final de entrega da declaração à vista.
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL