“Com fechamento do comércio no feriado, prefeitura penaliza empresas e trabalhadores”, critica CDL Cuiabá
Por: Assessoria de Imprensa - CDL Cuiabá
Sindicatos laborais e patronais já tinham chegado a um acordo para o dia de Finados, que previa pagamento de horas e comissões em dobro aos colaboradores, mas o município não autorizou a abertura dos estabelecimentos
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) informa que os estabelecimentos comerciais da capital não estarão autorizados a funcionar neste sábado (2 de novembro), feriado de Finados. Como em 2024 o feriado religioso cai em um sábado, dia de maior movimentação para a maioria dos empreendimentos, os sindicatos laborais e patronais já tinham chegado a um acordo para que as empresas pudessem abrir as portas normalmente, desde que a Prefeitura de Cuiabá autorizasse a abertura – o que não ocorreu.
O combinado entre empregadores e funcionários previa o cumprimento de termos vigentes na Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) de Cuiabá e Várzea Grande para feriados, como pagamento dobrado aos colaboradores, bem como comissões de vendas efetuadas no dia. O presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, lamentou a decisão e destaca que a medida penaliza o município, além de trabalhadores e empresários.
“Protocolamos o pedido de abertura para impedir impactos negativos ao faturamento das empresas, especialmente na reta final do ano, período em que as vendas do comércio se intensificam”, comenta.
“Respeitamos a liberdade e a fé de todos, mas vale ressaltar que o comércio fechado representa economia estagnada, menores ganhos e comissões para os colaboradores e perda no potencial de arrecadação de impostos para o poder público. É lamentável que a prefeitura interfira dessa forma contra o progresso da capital”, complementa Macagnam.
Sobre a CDL Cuiabá
Com 51 anos de história, a instituição conta com 9 mil empresas associadas e visa unir forças para transformar Cuiabá no melhor lugar para empreender e morar.
A entidade também produz soluções e serviços de economia operacional telefonia, segurança em transações on-line com a certificação digital, inteligência para concessão e retomada de crédito com segurança e recuperação de dívidas com o SPC Brasil.
Já os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e de banco por telefone estarão disponíveis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MERCADO DE TRABALHO
Mais de 1,8 mil empregos temporários serão criados em MT neste fim de ano, estima CDL Cuiabá
EXPEDIENTE PROLONGADO
Estabelecimentos comerciais terão horários estendidos de funcionamento durante dezembro; confira
FERIADO MUNICIPAL
Comércio poderá convocar colaboradores no Dia de Nossa Senhora da Conceição