Terça, 20 de maio de 2008, 18h37

Comércio no feriado

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, José Alberto Vieira de Aguiar, informa que neste feriado de Corpus Christi, 22, só irão funcionar os estabelecimentos que tiverem alvará especial de abertura.

Quanto aos bancos, segundo definição da Federação Brasileira de Bancos-Febraban, estarão fechados, reabrindo para atendimento normal nesta sexta-feira, 23.  Neste caso, as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem neste dia 22 poderão ser pagos no próximo dia útil - 23 de maio, sexta-feira -, sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Feriado influencia no comércio

O alto número de feriados no Brasil pode prejudicar a economia. O empresário, por exemplo, arca com o mesmo custo de funcionários, estrutura, etc., no final do mês, mas tendo o número de dias de feriado a menos para vender seus produtos e serviços.

No caso do serviço público, o cidadão e as empresas como um todo saem perdendo, porque se deixa de efetivar uma série de procedimentos envolvidos na engrenagem que movimenta a economia. Por outro lado, quando é ponto facultativo, e o Estado e Município liberam seus funcionários das atividades, de certa forma, pode ser bom para o comércio, porque este funcionário que, normalmente, no meio de semana não têm tempo de fazer compras, aproveita para visitar as lojas.

Este ano alguns feriados prolongados cairão no domingo, evitando as tradicionais emendas ou os chamados “feriadões”. Na esfera do Governo do Estado, a questão é que o Governo do Estado também reduziu os dias de folga quando o assunto é ponto facultativo. No ano passado foram 21 dias com atividades públicas estaduais suspensas, em 2008, serão apenas 14, segundo informações do próprio Estado.