Terça, 05 de outubro de 2021, 13h33

Comércio poderá abrir as portas no Dia da Padroeira do Brasil

CDL Cuiabá

No próximo dia 12 de outubro, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, e por isso alguns serviços públicos terão alteração no horário de atendimento. No mesmo dia, também é comemorado o Dia das Crianças e de olho nas vendas, na terceira melhor data do ano para o comércio, as lojas de Cuiabá e Várzea Grande estão autorizadas a abrir de acordo com as regras que foram acordadas em Convenção Coletiva (CCT).

Segundo a CDL Cuiabá, as empresas que optarem abrir as portas devem observar as disposições constantes na CCT vigente no que se refere ao trabalho em dias de feriado. “Para os que forem convocados a trabalhar neste dia, a remuneração das horas de trabalho será em dobro, incluídas as comissões das vendas do dia e, o seu pagamento, se dará junto com o fechamento da folha do corrente mês em que se trabalhou”, explicou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

A CDL Cuiabá reforça que “em tempos de pandemia, ainda se faz necessário cumprir as medidas de biossegurança, como uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento”.

“Em um ranking com os períodos de vendas mais propícios para o varejo, o dia das crianças historicamente tem ficado na maioria das vezes em terceiro, perdendo apenas para natal e dia das mães. Então, a orientação que damos, é que o lojista avalie a possibilidade de abrir as portas neste dia, uma vez que segundo a pesquisa feita pela CDL, através do seu núcleo de inteligência de mercado, 79,7% dos respondentes disseram que ainda não começaram a pesquisar o que vão comprar de presente neste dia e 50% dos entrevistados disseram deixar para comprar na véspera ou no dia do feriado”, explicou o superintendente da entidade, Fábio Granja.

Neste dia não haverá expediente nos órgãos públicos estaduais e municipais. Porém, os serviços públicos essenciais, como de saúde e segurança vão funcionar em regime de plantão.  Nas agências bancárias, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (SEEB-MT), também não haverá atendimento.

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que as contas de consumo, como de água, energia, telefone e de carnês que tiverem essa data como vencimento, poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado. Os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e de banco por telefone estarão disponíveis.

Os shoppings também estão autorizados a funcionar, tanto as lojas quanto as praças de alimentação, desde que os empresários sigam todas as regras estabelecidas pela CCT. O horário de funcionamento das praças de alimentação será das 10h às 22h e das lojas das 14h às 20h.