whatsapp
Notícias /
Quarta, 04 de novembro de 2009, 17h44
| Tamanho do texto A- A+

Copa 2014 em Cuiabá: Oportunidade para todos


A Copa do Mundo vem contribuir para um cenário de desenvolvimento em vários segmentos da economia
A Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, parece distante de quem pretende participar do evento. Contudo, se o objetivo for ganhar dinheiro com o Campeonato Mundial de Futebol, a preparação precisa começar agora. A expectativa é que a Copa trará U$ 10 bilhões em investimentos no País, que eleva em 3% o Produto Interno Bruto (PIB) daquele ano, e propicie uma arrecadação de R$ 700 milhões em impostos e que seja contratada 100 mil pessoas. Números que dão a dimensão das oportunidades que devem ser criadas.
 
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou a informação de que disponibilizará uma linha de crédito de até R$ 400 milhões para cada uma das cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014. Seria uma espécie de salvaguarda pública para o caso de uma determinada sede não conseguir reunir investidores privados e quantidade suficiente para bancar a construção das arenas. O impacto econômico dos jogos da Copa do Mundo tem tudo para ser espetacular, mas um dos instrumentos legais mais importantes feitos no Brasil terá que ser respeitado. É a Lei de Responsabilidade Fiscal, que disciplina os gastos públicos, baixada em maio de 2000, no Governo Fernando Henrique Cardoso.
 
Para o presidente Lula, "o turismo ganha com a Copa e a Embratur deverá ser modernizada em breve". Os especialistas acreditam que até o início do próximo ano será anunciado um plano de ação para a Copa do Mundo no Brasil. A partir desse planejamento, empreendedores e profissionais poderão definir seu foco de investimento para participar do evento.
 
Somando estádios, hotéis e obras de mobilidade urbana, o banco desponta como o principal financiador do maior evento esportivo do mundo. O foco principal do banco é a infraestrutura das cidades-sede do mundial. O fato é que a realização de uma Copa do Mundo no Brasil coloca o País na primeira linha dos destinos turísticos mundiais e resulta em melhorias notáveis
na qualidade da vida urbana. As preferências político-ideológicas devem ser deixadas de lado e perceber que até a realização da Copa, as oportunidades de melhorar de vida aumentam no País. Esses investimentos são necessários, o desafio é de fazê-los com o mínimo de desperdício e o máximo de benefícios permanentes.
 
A Copa do Mundo vem contribuir para um cenário de desenvolvimento em vários segmentos da economia, que vão crescer acima da média. Graças a este quadro, as classes operárias, C e D, serão beneficiadas. Além de oferecerem a mão-de-obra, a classe operária poderá chegar a um paraíso de consumo, ingressando e impulsionando principalmente o comércio de eletroeletrônicos.
 
 
A realização da Copa no Brasil vem mexer também com o patamar de consumo da classe média brasileira. Isso é reflexo da revolução dos tempos e vai acentuar nos próximos anos, com novos hábitos cotidianos, como checar e-mails, navegarem em sites de relacionamentos, postarem vídeos, interagirem com celulares e impor suas vontades, além de pesquisar muito os produtos em sites especializados antes de uma compra real efetiva.
 
Anunciantes e agências vão ter que descobrir novas maneiras de qualificar profissionais para novas tecnologias e chegar a excelência para atender o mundo.
 
Cuiabá: cidade-sede
 
O Governador Blairo Maggi, informou em reunião com representantes comunitários, que a sua administração já tem comitê provisório para tratar dos encaminhamentos da Copa do Mundo de Futebol Fifa Brasil 2014. "Instituí comitê provisório, que todos os dias às oito horas da manhã tem reunião aqui nesta sala, com distribuição de tarefas, avaliação dos pontos ruins e obstáculos a vencer", comentou.
 
Aqui em Cuiabá, os setores de comércio e serviços serão bastante beneficiados. Haverá oportunidades que vão desde a venda de produtos e alimentos para turistas até serviços de transporte de visitantes da cidade de Cuiabá, até os pólos turísticos do estado. As áreas de turismo, hotelaria, comércio, entretenimento e até saúde poderão ser interessantes para quem quer investir em um negócio ou profissão para a Copa.
 
E uma das principais profissões ou negócios que aparecem para a Copa é a área de gestão de eventos e entretenimento. Porém há coisas que podem ser feitas desde já, como estudar idiomas ou frequentar cursos de capacitação em turismo e hotelaria. Mato Grosso recebe com a Copa investimentos do setor público e privado, na área de propaganda e em todas as outras que se movimentam com o evento Copa do Mundo 2014. O Estado, em especial Cuiabá, receberá também investimentos para se adequar aos requisitos da Copa, que incluem a criar centros de treinamento. Estão previstas obras como, a reformulação do Estádio José Fragelli (Verdão), a revitalização do Centro Histórico da cidade, construção, duplicação e prolongamentos de avenidas, a modernização do aeroporto Internacional Marechal Rondon, a duplicação das rodovias que ligam a capital à Rondonópolis e a Chapada dos Guimarães, a construção de um novo hospital e melhorias no sistema de segurança pública de toda grande Cuiabá. Há ainda, discussão na Assembleia Legislativa do Mato Grosso sobre a construção de uma rede de metrô de superfície ou VRP (Veículo Rápido sobre Pneus) interligando pontos de toda área urbana.
 
A Copa do Mundo de 2014 vem reaquecer bastante a economia no Mato Grosso. Hoje, das funções político-administrativa comandadas respectivamente pelo Governo do Estado e Prefeitura, Cuiabá conta com um pólo industrial e comercial e de serviço. A "cidade verde" será bastante beneficiada com novos investimentos para a Copa de 2014.
 
Muito diferente de sua fundação em 1719, Cuiabá hoje segundo o IBGE, com uma população de 544.737 habitantes, enquanto a população da conturbação ultrapassa os 780 mil habitantes. Já a sua região metropolitana possui 815.392 habitantes. Também de acordo com o IBGE, Cuiabá tem hoje um PIB em torno de 6,67 bilhões de reais.
 
Fonte: MidiaNews
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL