whatsapp
Notícias /
Quarta, 08 de abril de 2020, 11h49
| Tamanho do texto A- A+

Cresce o número de devedores no Estado de Mato Grosso no primeiro trimestre do ano

 

Assessoria de Imprensa
CDL Cuiabá

De acordo com dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o número de devedores em Mato Grosso cresceu 4,32% no primeiro trimestre do ano, passando de aproximadamente 1,15 milhões em dezembro, para 1,2 milhões em março. O comparativo refere-se ao acumulado de janeiro a março de 2020 quando comparado com o mês de dezembro de 2019.

Na passagem de dezembro/2019 para janeiro, o número de devedores cresceu 0,30%. Na região Centro‐Oeste, na mesma base de comparação, a variação foi de ‐0,99%.

De janeiro para fevereiro o número de devedores cresceu 2,01% , assim como na passagem de fevereiro para março. Na região Centro‐Oeste, na mesma base de comparação, a variação foi de ‐0,12% e 1,88, respectivamente.

A pesquisa mostra ainda, que a abertura por faixa etária do devedor com participação mais expressiva no primeiro trimestre foi o da faixa de 30 a 39 anos, o que corresponde a cerca de 26% da população.

Para o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), Fábio Granja, “historicamente, o primeiro trimestre é sempre um desafio quando falamos de inadimplência, excluindo fatores como o desemprego que influencia diretamente na renda do consumidor e consequentemente o prejudica para quitar sua dividas, temos o fator educação financeira que culturalmente ainda não está enraizado na vida dos brasileiros. Inicio de ano temos as primeiras parcelas de compras realizadas na black Friday e natal, além disso temos as contas como materiais escolares, IPVA, entre outras de início de ano, que quando não bem inseridas em um planejamento financeiro podem prejudicar com atrasos de pagamento”, afirmou ele.

 

*Evolução do número de dívidas*

 

Em relação ao número de dívidas em atraso, o ano acumula 4,45% acima de dezembro de 2019.

Na passagem de dezembro/2019 para janeiro, o número de dívidas de Mato Grosso cresceu 0,43%. Na região Centro‐Oeste, nessa mesma base de comparação, a variação foi de ‐0,80%

Na passagem de janeiro para fevereiro, o número de dívidas de Mato Grosso cresceu 2,16%. Na região Centro‐Oeste, nessa mesma base de comparação, a variação foi de 0,08%.

Na passagem de fevereiro para março, o número de dívidas de Mato Grosso cresceu 2,11%. Na região Centro‐Oeste, nessa mesma base de comparação, a variação foi de 1,82%.


*Número médio de dívidas por devedores*

 

No fechamento do mês de março de 2020, cada consumidor inadimplente do Estado tinha em média 1,967 dívidas em atraso. O número ficou acima da média da região Centro‐Oeste (1,910 dívidas por pessoa inadimplente) e acima da média nacional registrada no mês (1,845 dívidas para cada pessoa inadimplente).

Granja afirma que para os próximos meses a expectativa é que esse número piore, visto a Pandemia do novo coronavírus que já tem afetado diretamente a economia do país e do mundo.

“Mesmo tendo apoio de instituições privadas e públicas com medidas que visam injetar recursos e/ou prorrogar pagamentos, a pandemia já refletiu no final do mês de março e a tendência é que esse quadro piore, e com certeza teremos um número ainda mais elevado de devedores. É uma realidade que infelizmente teremos que enfrentar”, avaliou o superintendente.

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL