whatsapp
Notícias / CAGED
Quinta, 21 de março de 2024, 15h11
| Tamanho do texto A- A+

Cuiabá abre 2024 com criação de 10,4 mil empregos, aponta levantamento

Por: Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá

O relatório também mostra que a maior parte dos profissionais contratados é jovem entre 18 e 24 anos

Levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) aponta para o aquecimento do mercado de trabalho em Mato Grosso. Somente em Cuiabá, foram registradas 10.491 novas contratações, o que representa um saldo de 176 novas vagas de emprego geradas em janeiro de 2024.  

Conforme o estudo feito com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a maior parte dos profissionais contratados no primeiro mês do ano é de jovens entre 18 e 24 anos. As admissões de trabalhadores nesta faixa etária quase dobraram (+94%) no comparativo anual. 

O cenário de crescimento do mercado de trabalho e dos rendimentos pagos aos profissionais, que subiram 5,2% em relação a dezembro de 2023, é comemorado por empresários e representantes do setor comercial na capital e no estado. Segundo o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, os dados indicam um princípio de retomada econômica, o que eleva as expectativas do segmento para o restante do ano. 

"O aumento do contingente atuando sob o regime celetista reduz a informalidade e permite maior previsibilidade de renda. Com isso, a tendência é que o trabalhador tenha mais meios para readequar a sua vida financeira, o que é fundamental para diminuir os índices de endividamento e inadimplência, além de estimular o desenvolvimento da economia por meio do consumo". 

Sobre a CDL Cuiabá - Com 50 anos de história, a instituição conta com 9 mil empresas associadas e visa unir forças para transformar Cuiabá no melhor lugar para empreender e morar. A entidade também produz soluções e serviços economia operacional em contas de energia e telefone, segurança em transações on-line com a certificação digital, concessão de crédito com segurança e recuperação de dívidas com o SPC Brasil.

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL