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Quinta, 05 de novembro de 2009, 09h35
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Depois da crise, comércio deixa Natal atraente


A CDL começa dia 14 deste mês a campanha Natal Premiado, que sorteará cinco carros zero km e vales compras no valor de R$ 100.

Fabiana Reis
Da Redação

O Natal no comércio de Cuiabá e de outras 14 cidades mato-grossenses será mais atraente este ano. A Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital (CDL), realiza a partir do dia 14 deste mês a campanha Natal Premiado, que sorteará cinco carros zero km, vales compras no valor de R$ 100, totalizando R$ 104 mil em prêmios, além de 3 mil bolas de futebol, remetendo para a Copa do Mundo de 2014. Os detalhes da campanha, que vai até o dia 31 de dezembro, foram apresentados nesta quarta-feira (4), na sede da entidade. Toda a movimentação tem um único objetivo: aumentar as vendas em até 30% sobre as realizadas no mesmo período do ano passado. Para o presidente da CDL Cuiabá, José Alberto Aguiar, esta é uma ação que vai atrair muitos consumidores para as compras de Natal e é uma oportunidade para os comerciantes ficarem com uma fatia do pouco mais de R$ 700 milhões que serão injetados na economia estadual com o pagamento do 13º salário.
"São 15 municípios participantes. Até este momento temos 600 pontos de venda participantes nestas cidades, sendo 35 só em Cuiabá e Várzea Grande", diz Aguiar ao acrescentar que no dia em que a campanha passar a valer, a expectativa é que este número aumente para 800 pontos de venda em todo o Estado. Entre os municípios que participam do Natal Premiado estão Sorriso, Tangará da Serra, Mirassol D"Oeste, Rondonópolis, Alto Araguaia, Água Boa, Novo Mundo, Poxoréo, Porto Esperidião, Poconé, Várzea Grande e Feliz Natal.
Um dos motivos que levou a entidade a promover a campanha é o otimismo. Este ano, os lojistas estão mais confiantes e observando que a crise já passou e que não foi tão agressiva como se previa, o que afetou negativamente o desempenho do comércio no Natal de 2008. Para se ter uma noção, o crescimento foi de 4,2% sobre dezembro do ano anterior, sendo que em 2007 as vendas registraram incremento de 16% sobre 2006. "Este ano as pessoas estão mais confiantes e não se fala mais só em crise. Por isso estamos otimistas com o resultado deste Natal".
A campanha - O presidente da CDL Cuiabá, José Alberto Aguiar, explica que todos os lojistas associados podem aderir à campanha até o próximo dia 13. Para isso fará um investimento de R$ 300, em que receberá um kit contendo 1 mil cupons, cinco cartazes, 50 bandeirolas e uma urna. Caso haja necessidade, o lojista pode adquirir mais cupons, por R$ 80 (1 mil cupons). "A cada R$ 30 em compras o consumidor recebe um cupom (do tipo raspadinha) para concorrer aos prêmios. Uma parte dele deve ser destacada e preenchida, e colocada na urna para concorrer aos carros".
Em caso de compras acima do valor estipulado pela campanha, fica a critério do lojista a distribuição de mais cupons a um mesmo cliente. Os vales compras poderão ser usados na loja em que o consumidor o recebeu, ou em outra desde que seja participante. Este outro estabelecimento pode estar na cidade onde comprou ou em qualquer outra participante. O sorteio dos carros será no dia 9 de janeiro de 2010, na sede da CDL Cuiabá.
O Natal é a melhor data do calendário lojista. Para se ter uma noção disso, levantamento elaborado pela CDL Cuiabá aponta que em dezembro de 2006, as vendas foram 43,2% maiores que as contabilizadas nos 11 meses anteriores daquele ano. No ano seguinte, no mesmo período, a alta foi de 57,1% e em 2008, a movimentação no comércio no último mês foi 50,6% superior ao contabilizado de janeiro a novembro. Neste período, ainda estão incluídas outras datas comemorativas importantes para o comércio como Dia das Mães, Namorados, Pais e Crianças.
E é diante destes números que os lojistas estão esperançosos para um Natal "gordo". O proprietário da Moda Verão (10 lojas em Cuiabá e Várzea Grande), Ademar Vidotti, afirma que está otimista quanto à campanha Natal Premiado, realizada pela CDL Cuiabá com apoio da FCDL e do Sicoob. "Os clientes gostam de ganhar prêmios. Eles ficam atraídos. Ainda mais uma campanha como esta, que vai dar cinco carros", declara o empresário que paralelo a isso oferece condições diferentes aos clientes, como primeiro pagamento só para o ano que vem, e possibilidade de parcelar no cheque, carnê e cartão de crédito.
Em Poconé, o empresário do setor de móveis e eletrodomésticos, Domingos Oscar Beal, que também é presidente da CDL daquela cidade, afirma que as perspectivas são as melhores possíveis para este Natal. Ele conta que anualmente a entidade local realiza campanhas. No ano passado foram sorteadas 3 motos e outros 50 prêmios. "Fazemos isso há 10 anos e sempre obtivemos êxito. Os consumidores ganham e o comércio fica aquecido", diz ao acrescentar que anos atrás muitos poconeanos costumavam se deslocar até Cuiabá para comprar, especialmente em supermercados. Mas agora, ele diz que o comércio local está consolidado e que poucos compram em outras localidades.
Em Mirassol D" Oeste, o dono de loja de material de construção, Paulo Robson Carneiro Gondin, afirma que a entidade conta com 243 associados e que a campanha está sendo bastante esperada, para tentar recuperar as vendas não realizadas ao longo do ano. Na avaliação dele, a crise afugentou os consumidores, que se depararam com condições oferecidas pelos lojistas diferentes das que estavam sendo apresentadas. "O parcelamento está mais enxuto, não está mais como antes, que era em várias parcelas. O ano não foi tão bom e esperamos que no Natal esse cenário se modifique".(FR)

Fonte: A Gazeta

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