Quinta, 26 de maio de 2022, 15h22

Edição do Dia Livre de Impostos acontece dia 02 de junho em Cuiabá

Por: Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá

O Brasil possui uma das tributações mais altas do mundo e com o intuito de conscientizar a população sobre os valores que ela paga de impostos, o sistema CNDL, presente em mais de 2 mil municípios do País, através da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), realizará no dia 02 de junho a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI) em diversas cidades brasileiras, entre elas a Capital Mato-grossense.

O objetivo da ação é materializar para o cidadão os impactos causados pela alta carga tributária e a forma mais transparente de realizar essa demonstração é através de preços de produtos e serviços, por isso, no Dia Livre de Impostos, vários empresários comercializarão alguns itens com preço de venda sem o imposto. Para melhor percepção é possível destacar que em alguns casos, o imposto composto no preço de venda pode chegar a 78%, como é o caso de perfumes importados e até 58% em maquiagem e 46% em produtos de higiene pessoal.

O coordenador da CDL Jovem de Cuiabá, Daniel Matos, explica que “através do DLI, será possível demonstrar para população em geral o quanto é alta a carga tributária paga por nós brasileiros ao adquirir um determinado produto ou serviço. Reforçamos que não será um dia de promoção, liquidação, e sim, um dia de conscientização com a dedução de impostos sobre alguns produtos que estarão disponíveis à venda. Os impostos deduzidos nestes produtos já foram recolhidos pelo empresário, ou seja, não haverá nenhum ônus para as esferas públicas e demonstra que a classe empresarial estará investindo recursos próprios nesta ação”, esclareceu.

Segundo Matos ainda, mesmo com os altos impostos pagos no Brasil, o retorno em áreas primordiais como saúde, educação, saneamento básico e segurança não acontecem na mesma proporção.

“É nítido que o cidadão brasileiro não possui retorno equivalente entre o que paga de impostos e o que recebe em serviços públicos, são vários os documentos que expõe essa situação em todo país, podemos destacar que até mesmo em Mato Grosso, conforme relatório do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) publicado em 2021 demonstrou que nosso Estado tem a maior carga tributária por habitante, evidenciando que os cidadãos mato-grossenses são mais onerados com o pagamento dos impostos quando comparado com outros Estados”, disse Matos.

Ainda sobre os altos impostos pagos pelo cidadão, a CDL Cuiabá realizou um levantamento junto ao site do impostômetro (https://impostometro.com.br/) e constatou que até o dia 25 de maio de 2022, Cuiabá já passou de 351 milhões de impostos pagos pelo cidadão somente neste ano, já o estado de Mato Grosso já arrecadou em torno de 17 bilhões neste período, e o Brasil já passou de 1 trilhão e 160 bilhões de impostos pagos por cada pessoa.

“É preciso urgentemente rever as reformas em tramitação no Congresso Nacional, em especial a administrativa e tributária que devem ser menos burocráticas, onerosas e mais eficientes, pois precisamos gerar um ambiente de negócios mais seguro que possa estimular mais investimentos e assim promover um crescimento econômico sólido”, disse o coordenador da CDL Jovem Cuiabá, reforçando que “é o consumo local que faz girar dinheiro dentro de uma economia, se queremos gerar mais qualidade de vida para a população, de fato precisaremos de políticas públicas que possam melhorar a capacidade de pagamento dela”.

Vale lembrar que o dia da ação, 02 de junho, marca a quantidade de dias trabalhados por cada cidadão brasileiro, em média, contados a partir do dia 01 de janeiro, somente para pagar impostos, totaliza 153 dias do ano.

Em Cuiabá, a ação contará com empresas de diversos ramos de atividade. “As empresas já estão se cadastrando para participar, sendo que até o momento já estão inscritas mais de 500 comércios e a expectativa é chegar próximo a 1000 até a data do DLI. São empresas localizadas no centro, nos bairros e shoppings da capital”, finaliza Matos.

SOBRE O DLI

O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. Em 2021, a data contou com a participação de 26 estados e o Distrito Federal com a colaboração de mais de 15 mil varejistas.

ASSINE O PROTESTO

Manifeste sua insatisfação com a tributação abusiva, falta de retorno adequado dos impostos e burocracia excessiva que limita o poder de consumo da população e freia o crescimento econômico do país. Sua contribuição é importante para dar relevância ao tema para os governantes do país.

Para saber as empresas que aderiram ao DLI, basta acessar a página

www.dialivredeimpostos.com.br