whatsapp
Notícias /
Quinta, 14 de janeiro de 2010, 09h39
| Tamanho do texto A- A+

Falta microcrédito para 10 milhões de empresas


A maioria dos empreendimentos brasileiros encontra-se em situação informal e sem acesso a bancos, divulgou ontem o secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer.De acordo com Singer, a demanda por microcrédito no Brasil envolve entre 10 milhões e 12 milhões de empreendimentos.
 
A avaliação foi feita com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). “Esta é uma situação lamentável, que decorre do desconhecimento que boa parte da população e das instituições financeiras tem sobre o quanto um empréstimo de R$ 100 pode significar em termos de mudança da situação econômica de milhões de empreendimentos familiares”, diz o economista.
 
Singer afirma que nenhum banco comercial empresta dinheiro para quem não ofereça garantias. “E essas pessoas (que necessitam de crédito) não costumam ter terras nem rebanhos”. De acordo com ele, a maior fonte de microcrédito da América Latina é o Banco do Nordeste, que atende cerca de 500 mil empreendimentos. Isso é ínfimo, se comparado à enorme demanda que temos no país. Nenhuma outra entidade sequer chega perto disso.
 
Para ele, esse tipo de empréstimo de fato chega aos pobres e faz uma diferença enorme para eles. “Infelizmente, os bancos brasileiros de médio e grande porte não se interessam em lucrar 10% em cima de baixas quantias.Mas o microcrédito pode ser muito lucrativo também para essas instituições”, avalia singer.
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL