whatsapp
Notícias /
Quarta, 09 de dezembro de 2009, 09h34
| Tamanho do texto A- A+

Freitas: Selic só muda a partir do 2º trimestre de 2010Diego Salmen


Após dois dias de reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulga nesta quarta-feira, 9, a nova taxa básica de juros (Selic) da economia brasileira. Nos jornais e no mercado, a previsão é que o órgão mantenha o indicador em 8,75% ao ano.A manutenção da taxa nesse patamar é uma medida correta, na análise de Carlos Thadeu de Freitas, ex-diretor do Banco Central."É preciso saber o teor do comunicado que será emitido pelo Copom", diz, em referência ao chamado "viés" que norteará as próximas decisões a serem tomadas pelo comitê em relação a Selic.
 
No início desta semana, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgou estimativa sobre o crescimento do PIB brasileiro em 2010. De acordo com a entidade, a economia do País deve crescer 6,2% ao longo do ano que vem, estimulada pela recuperação da atividade industrial e do investimento - setores atingidos com severidade pela crise financeira mundial.
 
Essa retomada também deve se refletir no consumo. Por conta disso, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu que pode haver desabastecimento de alguns produtos nas prateleiras por conta das compras de Natal. "Pode faltar um produto ou outro neste fim de ano", declarou nesta terça-feira, 8.
 
Mesmo com o aquecimento da atividade econômica, diz Thadeu de Freitas, ainda é cedo para apostar em alguma alteração na taxa de juros.
 
"O primeiro semestre do ano que vem ainda deve ter economia com capacidade ociosa", explica o economista. "No segundo trimestre talvez (ocorra alguma alteração)", afirma.
 
 
Fonte: Terra Magazine
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL