Sexta, 10 de setembro de 2010, 14h41

Frete e impostos fazem MT ter gasolina mais cara do Brasil

O  1º secretário do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Bruno Borges, apontou a logística de transporte como um dos principais responsáveis pela gasolina de Mato Grosso ser a mais cara do Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Os impostos como o ICMS e outras cargas tributárias também oneram o combustível não só para o consumidor final, mas também para o revendedor.

Na primeira semana de setembro o preço médio pelo litro da gasolina no Estado é de R$ 2,70, podendo chegar ao valor máximo de R$ 3,29 por litro.  “A gasolina que abastece os postos de Mato Grosso vem principalmente de Paulínia (SP) via rodovias. Sendo assim, o preço do frete é alto e colabora para o encarecimento do produto. Hoje o frete da gasolina gira em torno de R$ 0,14”-  explica Borges.

“Somados, os impostos que incidem sobre a gasolina chegam a equivaler 46% do preço da gasolina” – destaca o sindicalista.

O diretor explica ainda que o custo operacional de um posto de Mato Grosso é maior que de outros Estados. Ele destaca que, para que o preço diminua, é preciso haver contribuição dos governos. “Há distribuidoras que aguardam a chegada da ferrovia em Rondonópolis para instalarem bases lá. Em tese, é um meio de transporte mais barato, o que também pode ajudar na redução de preços na Região Sul”, diz.

Borges conclui que cada revendedor é quem define o preço de venda na bomba e que o mercado é livre. “O revendedor precisa sobreviver como qualquer outro empresário” - ressalta. (Fonte: Redação 24 Horas News)