Notícias / NOTA INFORMATIVA – CDL CUIABÁ
Quinta, 11 de março de 2021, 19h55

Governo anuncia linhas de crédito para micro e pequenas empresas e postergação de tributos

O Governo do Estado de Mato Grosso anunciou em live realizada nesta quinta-feira (11.03) medidas para amenizar o impacto causado aos segmentos econômicos, mais afetados pela pandemia.
O governo estará liberando R$ 55 milhões em créditos para as empresas, principalmente os micro e pequenos negócios, através da Agência de Fomento Desenvolve MT. O governador Mauro Mendes explicou durante a transmissão que são três linhas de crédito.
O primeiro programa de crédito será uma linha para o microempreendedor individual, essa linha receberá R$ 15 milhões e será para empréstimos feitos no limite de até R$ 10 mil, com juros zero e prazo de pagamento de até dois anos, tendo seis meses de carência para começar o pagamento.
A segunda linha será exclusiva para bares, restaurantes e empresas de eventos. Com aporte de R$ 15 milhões, limite de até R$ 50 mil, taxa de juros de 6% ao ano, ou seja, 0,5% ao mês, e ainda taxa de desconto no juros de 20%, caindo para 4,8% ao ano, se a empresa pagar em dia as prestações. O prazo de pagamento para essas empresas, que podem ser médias, pequenas ou micro, será de 42 meses, com 6 meses de carência e mais 36 (3 anos) para pagamento.
A terceira linha será para micro e pequenas empresas, com aporte de R$ 25 milhões, e vai permitir investimento e capital de giro de até R$ 700 mil, e se for apenas capital de giro, até R$ 50 mil. As duas poderão ter, se pagarem em dia, desconto de 25% nos juros. Os juros serão fixados pelo Conselho de Administração de acordo com o mercado.
Também foi anunciada a prorrogação do recolhimento de ICMS para o setor de bares e restaurantes. Os empresários poderão fazer o pagamento a partir de junho, em seis parcelas, sem juros. Também terá a postergação do pagamento do IPVA para veículos dessas empresas. Poderão pagar a partir de julho.
Para a Camara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) este é um grande avanço que certamente irá controlar os impactos já causados ao setor. O presidente, Celio Fernandes, agradeceu aos parlamentares pelo apoio e por atender as solicitações de imediato.
“Estivemos em reunião remota nessa semana onde apresentamos sugestões para amenizar a crise e debatemos sobre o assunto em geral e os parlamentares se comprometeram a dar andamento nas questões.Continuaremos em discussão para que possamos contribuir ainda mais com os segmentos afetados e com a nossa cidade”, declarou Fernandes.
BARES E RESTAURANTES
Um novo decreto divulgado também nesta quinta-feira (11.03) autoriza o funcionamento de restaurantes e congêneres nas modalidades take-away e drive-thru até às 20h45. Isso significa que o cliente poderá fazer seu pedido por WhatsApp, telefone ou aplicativo e passar no local para buscar sua encomenda.
COMO FICOU
Consumo no local: segunda a sexta, das 05h às 19h. Sábado e domingo, das 05h às 14h.
Take-away e Drive-thru: segunda a domingo das 05h às 20h45. Delivery/Entrega: segunda a domingo, das 05h às 23h.
Os horários também servem para restaurantes e similares de shoppings centers.