Terça, 18 de maio de 2010, 12h23

Governo apóia movimento Pró-ferrovia

O Fórum Pró-Ferrovia recebeu o apoio formal do governo estadual nesta segunda-feira (17) durante uma audiência entre integrantes do Fórum, o governador Silval Barbosa e entidades representantes do setor produtivo do Estado. O próximo passo para incluir a construção do trecho até Cuiabá será um encontro com o deputado federal Carlos Abicalil (PT), relator da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Durante o encontro foi enfatizada a importância do governo federal incluir um termo aditivo no contrato de concessão da Ferronorte estipulando um prazo para que a América Latina Logística (ALL) entregue a obra concluída ou o cancelamento do contrato, caso a empresa confirme o desinteresse na prorrogação dos trilhos. Por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, a ALL confirmou o interesse em dar continuidade às obras.

O presidente do Fórum, o vereador Francisco Vuolo, reitera a importância de incluir a Ferronorte no PAC 2. "Caso sejam fixados prazos e a obra entre nos projetos do PAC 2, os recursos para a construção do trecho ficam mais fáceis de serem adquiridos".

O investimento total para a construção do trecho é de aproximadamente R$ 700 milhões. Quanto aos estudos de viabilidade da obra, o governador Silval Barbosa garantiu verbas assim que a ALL assumir uma data para a entrega do trecho .

Além da ALL, a Valec, empresa do governo federal responsável pela construção de ferrovias, também manifestou interesse em assumir o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá. "Em um encontro com o ex-governador Blairo Maggi, o presidente da Valec se mostrou interessado em assumir a construção dos trilhos", afirma Francisco Vuolo.

Fonte: Jornal A Gazeta